Sociologia da educação
Por: gisalaine • 14/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.311 Palavras (14 Páginas) • 714 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h
UNIDADE 1
CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- No contexto da nova ordem capitalista, surgiu a necessicade de explicar a realidade. Em sua opinião, como podemos pensar a educação no cenário dessa nova sociedade?
R: A humanidade vive hoje um momento de sua história marcado por grandes transformações, decorrentes sobre tudo do avanço tecnológico, na produção econômica dos bens naturais, nas relações políticas, da vida social e na construção cultural, essas condições exige uma prática mediadora de sua realidade histórica, espera-se da educação essa mediação dessas práticas, para enfrentar o grande desafio do cenário atual da sociedade.
- O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?
R: Viver em sociedade significa estar de certa forma, enquadrado ao sistema social, seguindo as regras e as normas sociais estabelecidas. O processo de socialização é, pois, fator que permite verificarmos a existência de vínculos sociais que consolidamos, mantêm a sociedade harmonicamente constituída e em ordem.
- Explique a frase: “A educação tem por finalidade ajustar os educandos aos padrões culturais vigentes” (OLIVEIRA, 2005).
R: Este processo de adequação permite que eles sejam capazes de estar integrados á sociedade, de acordo com o próprio desenvolvimento cultural, e assim a sociedade se mantém em ordem. A educação faz nos verificar que sozinhos nada conseguimos, precisamos dos outros – estar adequado a regra coletiva. É função social de a educação evitar a contradição sempre presente.
- A escola cumpre com sua função social? Justifique.
R: Sim, pois assume a função social de preparar os indivíduos para se adequar ao sistema, norteando normas e regras sociais de conduto. É função social de a educação evitar contradição sempre presente.
- Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?
R: Em sociedade, temos elementos formais e informais de controle social, podemos entender o direito enquanto elemento formal de controle social, a educação por sua vez, pode ser considerado enquanto elemento informal de controle social.
- Atualmente, quais são as necessidades sociais?
R: As normas e regras sociais exercem papel norteador de condutas, permitindo a construção de repertórios específicos que influenciam decisivamente as ações individuais e coletivas.
UNIDADE 2
OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Qual a contribuição dos autores clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber) para que possamos compreender a educação?
R: A contribuição destes autores foi para percebemos um contexto social que caminha juntamente com a educação. Para Marx a educação é um instrumento no contexto da sociedade capitalista, pelo qual os dominantes internalizam os valores e a visão de mundo da classe dominante. Durkhein a educação para ele constitui um processo continuo que permite a ordem e a estabilidade social, uma vez que, pela via educacional determinados valores éticos são passados e internalizados por indivíduos e grupos. Para Weber o individuo em interação constrói a sociedade, os homens vêem o mundo no qual se encontram inseridos a partir dos próprios valores, compartilhados e internalizados pelos indivíduos, ou seja, estes são subjetivos de formas distintas, de acordo com o processo de interação do qual os indivíduos fazem parte.
- Se as condições materiais estivessem erradas, precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução seria necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda).
R: Para que haja uma transformação revolucionaria justa, seria necessário um apoio popular suficiente pra ganhar o controle das instituições políticas, desse modo estaríamos em condições de mudar a sociedade usando o estado atual, os serviços públicos, para impor leis que limitem o poder da classe empregadora, podendo dessa forma constituir leis que de prioridade a todos da sociedade.
- Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta.
R: Para Durkaeim, a consciência coletiva é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns, á media da população de uma determinada sociedade, formando um sistema com via própria, que exerce uma força coercitiva sobre seus membros, como o devoto que, ao nascer, já encontra as crenças e práticas religiosas estruturadas e em plena atividade. Se estas práticas já exitem, é porque estão fora dele, mas mesmo assim, exercem influencia sobre seu comportamento e crenças. E um sistema que existe fora do individuo, mas que o controla pela pressão moral e psicológica, ditando as maneiras como a sociedade espera que se comporte.
Acredito que no Brasil, exista tanta negligencia por falta de políticas publicas organizada, da qual de estruturação adequada aos cidadões inserido nesta sociedade. Pois essa é uma sociedade capitalista onde a minoria detém um capital excessivo, e a minoria não obtém oportunidades, que possam transformar essa sociedade onde todos poderiam ter dignidade de sobrevivência adequada.
- Como Weber concebe a relação entre indivíduo e sociedade? Para esse autor, o que é necessário para construir a sociedade?
R: Em Weber, não estamos diante do determinismo pois ele traz para dentro da sociologia o individuo enquanto construtor do próprio universo social; para Weber, o individuo em interação, trocando sentidos e significados, compartilhando esses mesmos sentidos e significados, constrói a sociedade. Este constitui o primeiro momento na concepção da relação entre individuo e sociedade; somente num segundo momento, teremos a determinação do social sobre o individual, apontada por Weber. O individuo em interação constrói a sociedade.
...