Supremacia Branca, Patriarcado e Capitalismo
Por: GCSva • 8/9/2020 • Trabalho acadêmico • 268 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
Disciplina: Seminário de Práticas Educativas 2
Relatório Individual de Atividade Complementar.
Entrevista com bell hooks (escritora americana) sobre sistemas interligados de dominação.
Há certas coisas que não mudam na vida da gente e aí fica difícil o país crescer. Preocupado com todas as formas de desigualdades, lidar com o racismo, é um fator primordial na vida constante do ser humano, em um cenário que é cercado de muito preconceito, principalmente para aqueles que sofrem na pele esse tipo de intolerância, seus medos e suas frustrações estão em constante desafio.
No vídeo da escritora americana bell hooks, apresentado no youtube,1 mostra os elementos de dominação que definem a nossa realidade provocando a reflexão sobre os conceitos da supremacia branca, que vão além das relações sociais, provando que os brancos devem governar politicamente, socialmente e economicamente. Como consequência, não seria possível adotar políticas públicas para essa parcela da população, sendo assim, o racismo se sustenta; uma classe composta pela população negra ainda é dominada por outra classe, os brancos. E mesmo diante das previsões legais que comandam expressamente a proteção dos direitos fundamentais acordados pela DUDH, que viola o primeiro artigo: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
A desigualdade ainda é tão grande, que uma fatia expressiva da população de cor é excluída. Sobre a influência desses fatos seus direitos são violados. Os negros em sua maioria, tem sido afetado pelos altos índices de violência na sociedade, ao mesmo tempo que tem menos acesso à educação e saúde. Precisamos de ações afirmativas que colaborem com o cumprimento do direito a essa parte da população, entre tantas outras minorias, vulneráveis.
...