SÍNTESE DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS
Por: Adriana79 • 27/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.055 Palavras (13 Páginas) • 259 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]
PEDAGOGIA
PINÓQUIO ÀS AVESSAS
SÃO PAULO
2018[pic 2]
SUMÁRIO[pic 3]
1 – INTRODUÇÃO 3
2 – DESENVOLVIMENTO 4
2.1 – SÍNTESE DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS 4
2.2 – ABORDAGENS DO PROCESSO DE ENSINO 5
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo analisar os diferentes tipos de abordagens pedagógicas através do livro “Pinóquio às avessas” do autor Rubem Alves.
As três teorias abordadas no livro são: tradicional, humanista e comportamental. As teorias abordadas são modelos pedagógicos e cada uma delas possui uma metodologia de ensino diferente.
O autor deu ênfase na abordagem tradicional, onde esse tipo de ensino volta-se para o que é externo ao aluno: o programa, a disciplinas e o professor.
Através dessa proposta, foi possível compreender as teorias de ensino e fazer uma reflexão crítica sobre o papel da escola e do educador em relação ao aluno.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – SÍNTESE DO LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS
O livro conta a história de Felipe, o personagem principal da história, um menino sonhador, curioso e esperto. Ele adora pássaros e seu sonho é se tornar um cuidador de pássaros quando crescer. Sempre muito questionador, acreditava que ao entrar na escola teria respostas para todas as suas perguntas.
Felipe chega à idade escolar. Seus pais sempre lhe falavam da escola como um lugar que se aprenderia a ser gente. Na escola, ele vai descobrindo que há horas certas para pensar as coisas e que existe regras para tudo. Com o tempo ele foi percebendo que todo conhecimento adquirido na escola serve apenas para passar no vestibular. Descobre que os adultos são aquilo que fazem para ganhar dinheiro e que ser cuidador de pássaros não lhe dará dinheiro e nem um bom futuro, assim como afirma seu pai.
Ele descobriu que cada professor sabe apenas de uma coisa específica e que nenhum deles sabe o nome do pássaro azul que ele viu voando quando vinha para a escola. Descobriu também que é a campainha que faz mudar o canal do pensamento e que a escola é uma grande corrida, onde uns ganham e outros perdem. Aprendeu que os conhecimentos valem apenas porque vão cair na prova e no vestibular.
Felipe começou a prestar atenção, tirou boas notas. No vestibular foi o primeiro colocado o que trouxe muito orgulho para seus pais. Ele deixou seu sonho de lado e se tornou um grande especialista em frangos mortos. Agora Felipe tinha uma profissão e seria um orgulho para seus pais. Ele se tornou um profissional de respeitado, fez doutorado e ficou rico.
Felipe não se sentia feliz com sua vida atual e numa bela noite ele teve um sonho diferente. Ele sonhou com a Fada Azul e num passe de mágica ele descobriu o nome do pássaro azul, volta a ser criança e sua alma se enche de felicidade.
O autor aponta para o perigo de um sistema educacional rígido, conservador, anacrônico e sufocante.
Pinóquio às avessas se trata de um livro muito criativo que analisa as falhas na educação tanto por pais como pelo sistema de ensino praticado nas escolas. Ele retrata uma realidade que leva todas as pessoas refletirem profundamente sobre o papel da escola, dos educadores e do processo de educar.
2.2 – ABORDAGENS DO PROCESSO DE ENSINO
ABORDAGEM TRADICIONAL
A abordagem tradicional volta-se para o que é externo ao aluno: o programa, as disciplinas, o professor.
O professor tem o controle da aula que através de um monólogo que transfere o conhecimento para o aluno, que é considerado inferior ao professor, uma tábua rasa.
O aluno é um receptor passivo a acumular informações, repetindo-as a outros que ainda não as possuem.
O que vemos no livro “Pinóquio às avessas” é a ilustração da educação tradicional. O conceito nota, várias vezes é reforçado, levando o personagem Felipe a considerar que se ele quiser orgulhar seus pais, teria que se esforçar em se encaixar na forma de estudar oferecida pela escola. Teria que memorizar as informações que lhe eram transmitidas, mesmo que não fizessem sentido em sua vida cotidiana e assim tirar boas notas e passar de ano.
Um processo educacional individualista que nos remete à aquela “educação bancária” criticada por Paulo Freire, o aluno é visto como um depósito de informações que serão sacadas na hora da prova.
A relação assimétrica professor aluno, onde o professor que possui o “conhecimento” e o aluno que não tem nada a oferecer deve simplesmente aprender. Não havendo espaço para o pensamento reflexivo e do potencial criativo.
O professor fica tão comprometido com a grade curricular, que se torna um simples repetidor das mesmas informações esquecendo-se que do outro lado estão pessoas variadas com vivências e personalidades diferentes. Que muitas vezes necessitam de interação e abordagens diferentes para assimilar os conceitos.
De acordo com a leitura do livro “Pinóquio às avessas” se observa a abordagem tradicional no seguinte trecho da página 28:
Professora:
- Eu sou a professora de português. Português é a língua que nós falamos. A importância da língua é que com as palavras damos nome às coisas.
Felipe:
- Que bom que a nossa língua serve para dar nomes às coisas! Eu gosto de pássaros. Ao vir para a escola, vi um pássaro azul que come mamão. Mas não sei o nome dele. A senhora, que ensina nomes poderia me dizer qual é o nome dele?
...