Analise do livro pinoquio as avessas
Por: Gte54664teebb2 • 17/11/2015 • Resenha • 2.413 Palavras (10 Páginas) • 1.984 Visualizações
Introdução
O livro “ Pinoquio as avessas “ de Rubem Alves, nos faz pensar nas varias abordagens de ensino através da historia de Felipe , um menino sonhador apaixonado por pássaros , que a principio não sabe como lidar com os métodos de ensino que lhe foram apresentados e acaba se frustrando por achar que não estava apto a tal abordagem .
Rubem Alves , logo na introdução do livro vem nos dizer que o objetivo de seu trabalho seria criar um livro em que os pais pudessem ler para seus filhos e mostrar a eles que através de uma pequena historia podemos ver a importância do ensino , e suas diferentes formas de aprendizado .
O autor nos descreve que ao parar para pensar em historias infantis , percebeu que havia varias coisas erradas em cada moral da historia , e começa citando a historia do boneco Pinoquio , que para Rubem ensina que as crianças são como tabulas rasas ( John Locke ) , que entram na escola como bonecos de madeira e somente após adquirir o conhecimento se tornam pessoas de verdade .
Analise do livro pela abordagem tradicional
Na página 9 do livro , o pai de Felipe lhe conta a historia de Pinoquio , e lhe diz que ele não era um menino de verdade , que só nos tornávamos pessoas de verdade somente depois de irmos a escola , logo depois o menino pensa que se ele ainda não foi a escola , não se tornou uma pessoa de verdade .
Para a abordagem tradicional o homem nas primeiras fases da vida é como uma tabula rasa , e com o passar do tempo o individuo adquire o conhecimento , para ela o mundo é algo externo ao individuo . Na abordagem tradicionalista o homem é um receptor passivo , no qual as imagens e informações são expressas progressivamente pelo ambiente , o que explica quando o pai de Felipe lhe diz através da historia de pinoquio que só viramos gente após ir a escola e adquirirmos determinado conhecimento.
Um dia , quando o pai do garoto lhe perguntou o que ele gostaria de ser quando fosse adulto , Felipe lhe respondeu que gostaria de ser ele mesmo , que não queria ser nenhuma outra pessoa , foi ai então que o pai do menino disse que quando adultos somos chamados por aquilo que fazemos para ganhar dinheiro , pela nossa profissão , Felipe ficou fascinado e tinha pressa para crescer , pois achava que os adultos tinham tanto conhecimento , que ele criança ainda não alcançara .
Felipe então perguntou a seu pai como a escola transformava crianças em adultos , seu pai explicou que na escola entramos no primeiro ano , lá aprendemos varias coisas , se tirarmos boas notas passaremos para o segundo e obteremos mais conhecimento e assim consecutivamente até chegar o momento mais importante , o qual ele teria que escolher o que seria quando crescesse , e ai não bastariam apenas boas notas, mas sim as melhores .
Como na abordagem tradicional a criança é um “adulto em miniatura “ , é necessário se construir um conhecimento , ela parte do pressuposto que a inteligência é uma faculdade mental que acumula / armazenar informações , os alunos são apresentados aos resultados apenas para que possam acumular o conhecimento.
Felipe animado com a escola diz que ele já sabia muitas coisas , , portanto tiraria boas notas em seu boletim . O pai do garoto lhe explica que na escola ele não ganharia nota por aquelas coisas que ele já sabia e teria que ser submetido a provas das quais iriam testar o que ele tinha aprendido .
Felipe questionava o porque de todas as coisas que ele aprendeu fora da escola não seriam uteis dentro dela , Felipe pergunta a seu pai o que os professores fazem com as notas e seu pai
logo responde que se ele não tirar a media 5 não passara de ano , o garoto fica encabulado após saber que 1 ponto faria tanta diferença na escola .
No método tradicional a reprovação do aluno passa a ser necessária quando ele não atinge o mínimo de “conhecimento “ que determinada faixa precisa ter não foi atingido , por isso existem as provas , para comprovar se os alunos conseguiram alcançar o conhecimento determinado para suas idades.
Quando Felipe finalmente foi a escola , gostou dos colegas mas logo em seguida estranhou a campainha que viera a tocar , logo começaram a se formar turmas cada criança era colocada na fila conforme sua idade , e os professores então os conduziam para as salas.
No segundo dia de aula apareceu a professora de português , ela explicou a matéria , dizendo que português era a língua que nos falávamos dizendo que a importância da língua era as palavras das quais damos nomes as coisas . Foi então que o garoto disse a professora que ao ir a escola viu um pássaro e gostaria de saber o nome dele , a professora logo disse que não era hora de pensar em pássaros pois isto não estava no programa , e completa dizendo que a escola não é para se aprender o que quer mas sim o que precisa , deixando o menino decepcionado .
A metodologia da abordagem tradicional é baseada na exposição que o professor faz a classe , que é tomada como auditório , o professor já trás o conteúdo pronto de casa e sua tarefa baseia se em dar lição e tomar a lição , os alunos devem apenas escutar pois ainda são “ adultos em miniatura “ e devem ser instruídos .
Felipe nesta noite ficou triste e pensativo , achando que pensava coisas em horas erradas . No dia seguinte era aula de desenho , a tarefa era pintar dois elefantes e Felipe os pintou de verde e rosa , a professora logo lhe chamou atenção dizendo que ele devia pintar cada coisa da cor que elas eram de verdade .
Ao chegar na aula de historia o menino ainda não havia mudado de canal , ainda estava pensando em pássaros , o professor da disciplina o encaminhou para um psicólogo do qual lhe diagnosticou um Défict de atenção . A psicóloga chamou os pais do garoto dizendo que ele precisava ser tratado e eles ficaram muito chateados e o lembraram da historia de Pinóquio , Felipe muito chateado consigo mesmo disse que não pensaria mais em pássaros .
A escola na abordagem tradicional é considerada instrutora , caracterizada como transmissora de conhecimento . As vezes para que o aluno consiga chegar em condições favoráveis são necessárias intervenções do professor , uma orientação do mestre .
...