TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Por: Eliane Baizer • 14/4/2020 • Trabalho acadêmico • 2.565 Palavras (11 Páginas) • 114 Visualizações
ADRIANE DAIANA RAMOS DE ASSIS
ANA D.D. CAVALOTTI RODRIGUES
ELAINE REGINA PEREIRA FELICIANO
ELIANE BAIZER
Tecnologia de informação e comunicação: O uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem
São Paulo
2019
ADRIANE DAIANA RAMOS DE ASSIS
ANA D.D. CAVALOTTI RODRIGUES
ELAINE REGINA PEREIRA FELICIANO
ELIANE BAIZER
Tecnologia de informação e comunicação: O uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem
[pic 2]
São Paulo
2019
Sumário
1. Introdução........................................................................................................... | 04 |
2. Tecnologias de informação e comunicação....................................................... | 05 |
3. Tecnologias e a prática pedagógica.................................................................. | 07 |
3.1. Aprendizagem com recursos móveis.............................................................. | 09 |
4. Conclusão........................................................................................................... | 11 |
5. Referências Bibliográficas.................................................................................. | 12 |
1. Introdução
A sociedade vem passando por diversas mudanças, entre elas, a que mais tem afetado a educação é a democratização do conhecimento graças ao acesso à informação através da Web. Diferentemente do que acontecia no passado onde o professor era o único detentor do saber, hoje os alunos se informam e compartilham conhecimento com muito mais intensidade e trazem essas descobertas para a sala de aula, onde muitos professores não estão preparados para absorver.
As constantes mudanças que ocorrem no cenário educacional trazem à tona um desafio diário no ensino dentro da sala de aula, fazendo com que o educador busque apoio em recursos pedagógicos que melhor se encaixam no contexto ensino e aprendizagem. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), podem ser um aliado neste processo, se usados recursos didáticos bem arquitetados, mas, como aplicar de forma eficiente o uso das TICs para o processo de ensino aprendizagem em sala de aula?
Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo principal de evidenciar a importância da aplicação das tecnologias visando desenvolver uma prática pedagógica eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são: identificar as dificuldades/facilidades dessa aplicação, buscar atividades as quais funcionem como elementos facilitadores no processo e observar a importância da atuação dos profissionais capacitados.
O presente trabalho “Tecnologia de Informação e Comunicação: O uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem” foi embasado através de uma pesquisa bibliográfica tendo como fontes consultas em livros, sites e artigos acadêmicos. A primeira parte do trabalho apresenta “Tecnologias de Informação e Comunicação”, onde faz um breve relato sobre o uso da tecnologia na vida das pessoas. Nos capítulos sucessores traz-se “Tecnologias e a prática pedagógica” com o subtema, “Aprendizagem com recursos móveis”.
No último capítulo, com base no que foi apresentado nos capítulos anteriores, será arrematada a questão levantada. Espera-se que este trabalho possa contribuir para um melhor entendimento sobre o uso das TICs e acender a importância de capacitar professores e equipar escolas para melhor desenvolver o processo de ensino aprendizagem.
2. Tecnologias de informação e comunicação
No Brasil, a internet popularizou-se por volta da década de 1990 (FUKUDA, 2004). A forma de uso da internet modificou-se conforme os investimentos nos sistemas de rede de telefonia, no acesso a equipamentos como: notebook, desktops, tablets, smarphones e TV inteligentes. Com essa popularização houve, um encantamento no meio educacional em relação aos conceitos de espaço e distância, o computador despertou interesse entre os educadores que viam a possibilidade de utilizá-lo como recurso didático. Isto porque o computador permite a convergência de diferentes meios de comunicação e informação: palavras escritas, sons, desenhos, imagens estáticas ou em movimento e a comunicação. Além de algumas das tecnologias como: filmes, vídeos, imagens e televisão. As TICs têm desempenhado um papel importante na comunicação coletiva, pois, através dessa ferramenta, a comunicação alcança todas as distancias. Segundo Levy (1999), novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo da informática.
A emergência dos dispositivos móveis, por sua vez, dispõe de uma tecnologia capaz de convergir várias mídias e linguagens, além de facilitar o acesso à internet em qualquer lugar e a qualquer hora. Conforme documento da UNESCO, o uso de equipamentos móveis proporciona oportunidades e potenciais educativos: “as tecnologias móveis, por serem altamente portáteis e relativamente baratas, ampliaram enormemente o potencial e a viabilidade da aprendizagem personalizada” (UNESCO, 2014, p. 13).
Aplicativos de aprendizagem móvel possibilitam flexibilidade para as pessoas escolherem se estudam durante um intervalo longo ou durante uma viagem curta de ônibus (UNESCO, 2013). Além destes benefícios apontados, destaca-se ainda: facilidade à aprendizagem individualizada; fornecimento de retorno e avaliação imediatos; melhorar a aprendizagem por meio da computação em nuvem e o arquivamento em nuvem que fornecem aos estudantes experiências de aprendizagem contínuas e atualizadas; criar pontes entre a aprendizagem formal e não-formal; e melhorar a comunicação entre os atores envolvidos no processo educativo e a gestão do trabalho pedagógico (UNESCO, 2013).
...