TEMA: Corpo e sociedade, socialização.
Por: Maria Angélica Martins • 24/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 912 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
PLANO DE AULA
TEMA: Corpo e sociedade, socialização.
PÚBLICO ALVO: 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
INTRODUÇÃO:
A sociedade está evoluindo muito rápido e junto com ela o modo de vida humano, as pessoas estão muito atarefadas, com tempo mínimo e sempre na correria, no estresse, nas cobranças e pressões que suas ocupações acarretam. É nessa conjuntura que temos que encontrar tempo para investir na saúde física e mental. Nesta mesma sociedade, encontramos jovens, adultos e idosos, preocupados e angustiados, muitos fazendo uso de substâncias ilícitas e é neste cenário que temos que introduzir atividades físicas. Ou seja, a importância da Educação Física para a sociedade vai muito além de estética, engloba saúde pública, por isso o educador físico é um profissional da saúde que contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida humana. Nós como professoras, somos responsáveis por estimular hábitos saudáveis para as crianças na rotina escolar.
Médicos da área da saúde mental, psicólogos, cardiologistas, nutricionistas, e tantos outros especialistas, orientam a prática constante de exercícios físicos para a manutenção e até mesmo cura do corpo. São muitas doenças que estão ligadas a não prática de exercícios físicos, daí a importância da Educação Física nas escolas, nas universidades, nos hospitais, nos centros de lazer, isto é, como um todo para a sociedade. Ao mesmo tempo em que a sociedade apela cada vez mais por um padrão de beleza único, e também as pessoas estão mais conscientes da busca de uma boa saúde e do bem-estar associados às atividades físicas, vem crescendo o número de jovens obesos e sedentários. Por isso, nós educadores temos um papel importante como agentes transformadores e atuantes na sociedade. Cabem a nós a divulgação da importância da saúde corporal e mental através dos exercícios, esportes, danças e movimentos físicos. Não vamos pregar um padrão de beleza único, e sim ajudar as pessoas a conquistarem uma melhor auto-estima e confiança, buscar qualidade e melhor expectativa de vida.
OBJETIVOS:
- Compreender, a partir da ludicidade, que a sociedade não pode importar padrões de beleza;
- Desenvolver e reforçar o trabalho em equipe;
- Enfatizar o amor próprio de cada aluno;
- Praticar a união, empatia e amor próprio a partir do esporte como meio de quebrar padrões sociais e elevar a autoestima dos alunos;
HABILIDADES DA BNCC:
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
METODOLOGIA:
Iniciar as atividades com uma reflexão acerca da imposição dos padrões de beleza pela sociedade, buscando mediar uma reflexão abordando os padrões de beleza bem como questões ligadas a práticas válidas pela sociedade na antiguidade e nos dias de hoje.
Após a mediação da conversa, convidar os alunos a jogar um jogo “Derrubando os padrões da sociedade” que será realizado da seguinte forma:
Circuito – “Vencendo os padrões impostos pela sociedade”
A turma deverá ser dividida em 5 grupos onde passarão por um circuito composto por diversos obstáculos e encontrará ao fim uma adaptação do boliche ao tema trabalhado em que terá que derrubar todos ou quantos padrões (peças) conseguirem.
...