TEMPO E ESPAÇO: PEÇA A PEÇA, O MUNDO SE CONSTRÓI, QUANDO O ALUNO AJUSTA OS PONTEIROS E DESCOBRE O TEMPO.
Por: l3t1c1a • 1/7/2017 • Projeto de pesquisa • 3.288 Palavras (14 Páginas) • 414 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CAMPUS CATALÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
TEMPO E ESPAÇO: PEÇA A PEÇA, O MUNDO SE CONSTRÓI, QUANDO O ALUNO AJUSTA OS PONTEIROS E DESCOBRE O TEMPO.
CATALÃO - GO
JUNHO DE 2013
Carolina Bernardes Cardoso
Izaelen da Cruz Jacinto
Letícia Teodoro dos Santos
Tempo e Espaço: Peça a peça, o mundo se constrói, quando o aluno ajusta os ponteiros e descobre o tempo.
Projeto apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação do Campus Catalão – UFG, sob orientação da professora Drª. Altina Abadia da Silva.
CATALÃO – GO
JULHO DE 2013
SUMÁRIO
Resumo..............................................................................................................3
Introdução..........................................................................................................4
Justificativa........................................................................................................6
Problema.............................................................................................................8
Objetivos.............................................................................................................8
Objetivo geral................................................................................................8
Objetivos específicos...................................................................................8
Fundamentação Teórica....................................................................................9
Metodologia......................................................................................................13
Cronograma......................................................................................................14
Referencias.......................................................................................................15
RESUMO
Este projeto é fruto das atividades realizadas na disciplina Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão. E tem por tema, Tempo e Espaço. Com a finalidade de desenvolver a noção de tempo e espaço com crianças de três a quatro anos de idade, de forma que elas compreendam melhor o meio em que vive. Procuramos aqui uma independência onde a criança aprenda a se localizar por pontos de referencia, não só no espaço limitado que elas conhecem, mas um espaço amplo de mundo, onde elas entendem que a escola onde estudam e a casa onde moram está dentro de um bairro, que esta dentro de uma cidade e assim por diante, e que o tempo é um importante fator na construção desses espaços sociais. Reconhecer nas crianças a noção de tempo e espaço é essencial para trabalhar conhecimentos espaciais, conteúdo da matemática, geografia, historia e outras matérias que explorem as maneiras de representar o espaço e o tempo com mapas, desenhos, fotos, relógios, calendários dentre outros. Além de ajudá-las a formarem sua identidade pessoal e se reconhecerem como sujeitos ativos no espaço social em que vivem, entendo sua localização sua, origem, seu desenvolvimento físico e metal, sabendo que o tempo é que faz as mudanças no espaço que estão inseridos.
Palavras – chave: noção, tempo, espaço, mudanças, conhecimento.
INTRODUÇÃO
O curso de Pedagogia na Universidade Federal de Goiás – Câmpus Catalão tem duração de oito semestres, define-se como um campo de estudo que investiga a natureza e as finalidades da educação, bem como os meios apropriados de formação humana em uma determinada sociedade. O curso de graduação em pedagogia, que confere o grau de licenciado, destina-se prioritariamente a formação de profissionais para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, e para isso, faz parte da formação do pedagogo, à realização do estagio curricular obrigatório na educação infantil e no ensino fundamental. Sendo que, o estágio curricular obrigatório é o momento de aproximação com a realidade escolar, onde o futuro professor poderá relacionar teoria e prática, ou seja, estabelecendo a práxis pedagógica. O estágio servirá para que o aluno/estagiário se localize e reconheça o espaço escolar como seu futuro campo de atuação e para que comece a formar a sua identidade docente.
Segundo Selma Garrido Pimenta (2006)
O estágio deve ser um momento de síntese dos conteúdos, das matérias de ensino, das teorias de aprendizagem e das experiências pessoais, bem como deve constituir-se em um processo de reflexão-ação-reflexão... (PIMENTA, 2006. p.75)
Portanto o estágio não é somente uma forma de aplicarmos nosso conhecimento é também uma forma de aprender, rever ações, avaliar e refletir para buscar mudança e novos trajetos. Para, além disto, o estágio propicia as crianças diferentes formas de aprender saindo do ensino tradicional, pois através da metodologia de projetos transformados em ações, trazendo conquista e aprendizagem as crianças e as professoras estagiárias.
Para isto, procuramos montar um projeto para a educação infantil, especificamente para uma turma de Maternal II, crianças de três a quatro anos de idade, abordando o tema “espaço e tempo”, almejando investigar como as crianças desenvolvem a noção de espaço e tempo.
Para tanto pretendemos desenvolver atividades que explorem objetos e ambientes variados, construindo a representação do espaço e tempo se orientando por pontos de referência.
A criança nessa faixa etária explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo, vivenciando situações complexas de exploração do espaço. Ela está em amplo desenvolvimento e utiliza todas as possibilidades que lhe são oferecidas. Ela não para: sobe, desce, pula, entra e sai de pequenos lugares, desenvolvendo assim a noção de espaço e tempo.
...