TEXTO DISSERTATIVO
Por: soniaptga • 20/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 637 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TEXTO DISSERTATIVO
“Quais são as relações existentes entre currículo, escola e sociedade.”
Alunas: Cassiana Aparecida Missau
Sonia Coelho de Sousa
Campo Verde – MT
2015
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TEXTO DISSERTATIVO
“Quais são as relações existentes entre currículo, escola e sociedade.”
Alunas: Cassiana Aparecida Missau
Sonia Coelho de Sousa
Acadêmicas do curso de de Pedagogia da UAB/UNEMAT, polo de Campo Verde . Em cumprimento à disciplina Estudo de Currículo, sob a orientação da Mirelly Felisberta de Souza dos santos e da Profa. Edilma de Souza .
Campo Verde – MT
2015
QUAIS SÃO AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE CURRÍCULO, ESCOLA E SOCIEDADE?
Podemos relatar Uma das questões que vem suscitando amplo debate no campo do currículo se refere à problemática da articulação/desarticulação entre as diferentes áreas, disciplinas e atividades que comportam os conteúdos de conhecimento científico e escolar. Uma observação mais atenta à literatura que trata da atual política curricular no mundo ocidental releva que o problema da (dês) integração ou da disciplinaridade no currículo tem sido combatido objetivamente com a formulação e disseminação de propostas ou diretrizes que trazem em seus textos denominações focadas na pretensa perspectiva da integração e/ou interdisciplinaridade do currículo. Ora elas aparecem com o rótulo de currículo integrado, ora com o nome de currículo interdisciplinar, ora com a marca de currículo integral, com currículo por projetos e ainda com o título de currículo globalizado. É possível ver nesses rótulos e nos discursos produzidos a partir deles, o tom da instrumentação dos processos pedagógicos expressados, sobretudo, na psicologização, na dedetização e na prescrição da atividade educativa.
Desta forma, considerando a análise destes diferentes significados aplicados à palavra currículo, cabe identificar que neste texto que ora nos ocupa o limite será posto no sentido educacional. Ou seja, a questão emergente nesta reflexão será tangenciada pelos elementos que circundam os currículos perante os processos educativos. Entretanto, a situação que perpassa a definição, na sua gênese, da palavra currículo, não se apresenta menos conturbada perante esta limitação, pois a literatura específica discute os significados deste termo. Coll (in Carva- lho e Vannucchi, 1995), define currículo como um documento que se situa entre a declaração de princípios gerais e sua tradução operacional, entre a teoria educativa e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação e entre o que se prescreve e o que sucede realmente em sala de aula
Há ainda a possibilidade de analisar uma mesma situação de várias maneiras, dependendo da posição ocupada. Por exemplo: um aluno tira zero na prova. Para o professor, pode ser que ele não conseguiu nota melhor porque não se esforçou. Para o aluno, pode ser que ele não tenha entendido o conteúdo da prova. Para a família, pode ser que o professor não tenha ensinado. Para o coordenador pedagógico, pode ser que o acúmulo de avaliações num mesmo dia tenha afetado a concentração do aluno. Essas múltiplas interpretações podem ter suas fundamentações e se mostrarem como pertinentes para discussão e reflexão. O mesmo ocorre no caso do currículo: ele sempre precisa ser pensado dentro de um contexto, de um tempo, e analisado em relação aos mesmos. Além disso, dependendo da concepção que for seguida, poderá assumir um caráter de transformação ou de manutenção.
...