TIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Por: patipikinhinha • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.325 Palavras (18 Páginas) • 219 Visualizações
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ[pic 2]
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h
Acadêmica: Patrícia da Silva Vera Cruz
UNIDADE 1
ARTE E EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- A partir das discussões empreendidas no fascículo, argumente sobre a importância da arte no universo escolar (mínimo de 10 linhas).
A arte tem papel fundamental na educação, é por meio do estudo da arte que a criança faz a relação da fantasia com a realidade, uma vez que, a troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento, isto é, seu ponto de vista. E o ambiente que favorece o ensino ad arte é o escolar, pois é na escola que você aprende os conceitos científicos, é visível a oportunidade que a escola propicia para os alunos a relação com as artes, de forma que teriam alunos que jamais teve acesso a uma obra de arte ou mesmo aos conceitos sobre formas de artes, é na escola que esse aluno tem o conhecimento mesmo que seja básico.
O ensino de Arte é tão importante na vida dos alunos ou dos seres humanos em geral, que o contato direto com a arte fará com que o aluno tenha uma experiência de aprendizagem mais ampla, mais avançada, pois traz a tona o sonho a sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
2. Entre os desdobramentos dos conceitos de arte estão a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica. Explique cada uma delas, citando exemplos.
Arte erudita cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimentos técnicos e formais apurados. As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais. Arte erudita ou de elite é que oferece uma interpretação do significado da existência humana de forma complexa, com linguagens complexas, que se dirigem a um público restrito;
Arte popular: é aquela em que o artista aprende seu ofício como escultura, modelagem e outros, sem terem freqüentado escolas de artes. Mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico. A arte popular é intuitiva e trata de valores locais, regionais; representam crenças, lendas, costumes típicos de determinada cultura. Arte popular ou folclórica, que são as tradições coletivas nacionais populares que pertencem à classe trabalhadora. Elas traduzem a visão de mundo e os sentimentos coletivos do grupo no qual tem origem e para o qual se destina, conferindo uma forma de identidade cultural aos grupos e é uma força de conservação da cultura tradicional. O artista popular traduz o universo no qual ele vive, seu dia-a-dia humilde e, muitas vezes, difícil.
Arte de massa ou cultura de massa é financiada por empresas que fazem tanto as reproduções simplificadas das obras da arte erudita como também compram para produção em escala industrial as obras de artistas individuais e as destinam ao mercado de consumo em larga escala. "Assim, por exemplo, o bumba-meu-boi ou o frevo são folclore; o samba de morro e o rap (quando não são apropriados pelas empresas de cultura de massa) são populares; um quadro de Van Gogh ou de Tarsila do Amaral são eruditas; a música sertaneja (que imita a música country norte-americana), a música discoteca, a música dos DJs, a maioria dos filmes, as novelas de televisão, etc. são de massa."
3. Pautado em sua resposta anterior, sobre os três tipos de produção artística, responda: Em sua opinião qual tipo de arte geralmente é priorizado pela escola? Evidencie seu posicionamento.
Partindo do pressuposto que a escola é reprodutora da sociedade, vejo no ambiente escolar a mesma cultura popular que há na sociedade, uma vez que a escola traz, ou melhor, dizendo absorve toda a forma de criação cultural da população, de forma mais clara posso exemplificar, por exemplo, o professor vai trabalhar o dia da consciência negra com apresentações culturais e deixa que apresente “CUDURO” como representação africana é trabalhar a arte erudita na escola? As músicas e danças são apenas reproduções do dia a dia do aluno, podemos ver também do lado da formação do professor que por sua vez também não tem formação para tal trabalho na escola com as artes erudita, o professor faz sim a tentativa de trabalho com as artes eruditas por meios de quadros de artistas ou músicas, mas o que prevalece é a arte popular ela é de fácil acesso e é a representação social principalmente das escolas públicas, então o tipo de artes que a escola mais trabalha é a popular a folclórica.
4. Como era desenvolvida a arte na pré-história?
A chamada arte pré-histórica é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos. No período conhecido como paleolítico superior a artes era desenvolvida através de desenhos nas pedras e paredes das cavernas e os artistas que pintavam tão gravuras possuíam vários privilégios, pois havia a idéia de que era algo que poderia acontecer como algo místico.
5. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione e compare três dessas culturas típicas da Idade Antiga.
- Islâmica: engloba a literatura, a música, a dança, o teatro e as artes visuais de uma ampla população do Oriente Médio que adotou o Islamismo.
- Grega: uma arte mais ligada a inteligência, pois seus reis eram seres inteligentes, que se identificavam única e exclusivamente a proporcionar bem estar ao povo grego.
- Egípcia: no antigo Egito as obras de arte possuíam forte caráter religioso e funerário. Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinham na vida após morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escritas hieroglíficos.
6. Qual foi o papel da Igreja Cristã na produção artística medieval? Responda, diferenciando a arte na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.
Na alta idade Média prevaleceu foi o estilo romântico onde a pintura e a escrita eram usadas para representar passagem bíblica. Na Baixa Idade média predominava o estilo gótico que tinha como significado a proximidade com o céu, ela expressava a busca pelo realismo utilizava a variação de cores e a expressão do sentimento tendia para o renascimento cultural, mas conservando ainda imagens do cunho religioso. Então o papel da igreja cristã na produção artística medieval foi altamente com objetivo religioso.
...