TRABALHO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM – PDTA
Por: Amanda Marins • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.650 Palavras (11 Páginas) • 949 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS ARARAQUARA
TRABALHO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM – PDTA
AMANDA MARINS
ANA FLAVIA MORAES
GEANE BATISTA
LINDA MARIA
LUIZ GUEDES
PATRICIA GOIS
ARARAQUARA-SP
Outubro/ 2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 5
- ABORDAGEM TRADICIONAL 7
- ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA 9
- ABORDAGEM HUMANISTA 11
- ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA 13
- CONCLUSÃO 15
- REFERÊNCIAS 17
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo elaborar a análise do livro “Pinóquioàs avessas”, que traz como discussão as três teorias pedagógicas (tradicional, comportamentalista e humanista), essas abordagens possuem diferentes metodologias de ensino, o que nos faz buscar uma comparação por meio da leitura, se as teorias psicológicas sobre a educação condizem com a realidade da abordagem proposta no livro e, portanto relaciona-las.
“A educação não pode ser um depósito de informações do professor sobre o aluno. (...) Ensinar não é transmitir conhecimentos, conteúdos.” (FREIRE, 1987)
5
2 ABORDAGEM TRADICIONAL
Nesta abordagem notamos o foco no professor, o externo ao aluno: disciplina, programa, professor. O aluno apenas executa o que lhe é prescrito por autoridades exteriores.Neste caso o aluno é receptor de conhecimentos, uma espécie de “tábua rasa”, como páginas em branco que com o tempo lhe serão gravadas informações externas.
Um ensino tradicional, que nada se compara ao que de fato significa este termo, preservar o que é bom, que traz consigo uma história. “Pinóquio às avessas”estabelece relação ao original “Pinóquio” de Carlo Collodi (1883),este se centra no fato do personagem principal ter sido feito de madeira e depois de adquirir sentimentos e conhecimentos depois de transformado em “gente”. Já em “Pinóquio às avessas”, a reflexão se dá sobre as pessoas nascem “gente”, e viram “bonecos” nas mãos do sistema escolar.Com isso, o ensino tradicional, de transmissão bancária, é criticado por desconsiderar que todos os seres humanos precisam agir aos estímulos do ambiente para, então, serem capazes de desenvolver as próprias habilidades; é a constante interação do aluno em meio ao processo educativo, que o permite construir e organizar o próprio conhecimento.
Felipe(O PERSONAGEM PRINCIPAL) vê-se circundado por exemplos da realidade de pássaros. É interessante esta contribuição do autor! O pássaro observado numa gaiola é capaz de comer, beber, pular, banhar-se e cantar; podemos até dizer que aquele pássaro é feliz. Mas não passa de uma ilusão, pois ele não é capaz de atingir seu objetivo mais sublime, levantarvôo e rasgar o céu, livre e realizado. O mesmo acontece num sistema de ensino bancário e não construtivista: o aluno não está apenas preso; está engaiolado, envolto na ilusão de que é livre, feliz, quando na verdade está impedido de cumprir seu papel fundamental: alçar vôosmaiores.
Na concepção tradicional o homem é um ser considerado ‘’acabado’’ e o aluno o adulto“miniatura”, de acordo com a leitura do livro, observa-se que Felipe não entendeu o programa:
-‘’Professora, o que é programa?
A professora explica de forma bem fácil
-Programa é uma fila com todas as coisas que você tem que aprender na escola, colocadas uma atrás da outra.
Felipe continuou:
-Quem pões conhecimentos em fila são pessoas muito inteligentes , do governo.
Quando nem o pai e nem a mãe sabiam responder as perguntas do menino, eles diziam: Na escola você aprenderá, e na escola Felipe também não obtinha respostas. A crítica feita a esse tipo de ensino é por causa da sua forma de intervenção onde somente o professor tem direito de fazê-la, limitando a fornecer receituários.
7
Na estória de Rubem Alves, onde o personagem Felipe pergunta para a professora – Ao vir para a escola, vi um “pássaro azul” que come mamão, mas não sei o nome dele. A senhora que ensina nomes, poderia me dizer qual é o nome dele?
A professora sorriu e disse:
-Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temo que pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.
Fica evidenciada uma aprendizagem na abordagem tradicional na qual serestringe apenas na transmissão de conhecimentos. Essa abordagem é predominante no livro, pois não estabelece diálogo entre o aluno e o professor, o aluno é receptor.
3 ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
Com origem empirista, ou seja, a consideração de que o conhecimento é o resultado direto da experiência e também temos como base o BEHAVORISMO, que é o método de análise do comportamento. Essa abordagem diz que o conhecimento é uma “descoberta”, porém o conhecimento já estava presente na realidade exterior, os estudiosos e seguidores desta abordagem ponderam e creem na experiência ou na experimentação planejada como alicerce do conhecimento, portanto, o conhecimento é o resultado direto da experiência.
Sua metodologia incluem tanto a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino, quanto formas de reforço no relacionamento professor-aluno. Nessa abordagem surge a individualização do ensino, e implica em se ajustar nas necessidades de cada aluno, maximizando sua aprendizagem, desemprenho e desenvolvimento.
No livro “Pinóquioàs avessas” é possível ver a abordagem quando ao entrar na escola Felipe mostra algum conhecimento anterior, mas este não teria utilidade para entrar no mercado de trabalho. Na escola seria necessário aprender o que estava no programa, isto levaria ao sucesso profissional. Nesta abordagem individuo/aluno precisa se prémoldar de acordo com o que os conceitos sociais
...