Tarsila do Amaral: Releitura
Por: Talita Borges • 23/10/2017 • Artigo • 1.366 Palavras (6 Páginas) • 462 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A disciplina de artes é obrigatória no currículo escolar. Porem nota-se que essa disciplina ainda não é ensinada da forma como deveria. Os alunos saem da escola sem saber ao certo o que é arte. De acordo com Ferraz e Fusari (1999) apud Coleto (2010), a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo. A arte é uma das primeiras formas de se expressar de uma criança.
Neste trabalho faremos algumas considerações a cerca da importância da formação estética para crianças no contexto escolar. Além de uma releitura da obra de Tarsila do Amaral, o Abaporu.
2 ABAPORU: UMA RELEITURA
Ao discutirmos sobre qual artista falaríamos nesta pesquisa, chegamos à conclusão que seria a Tarsila do Amaral, por ser uma artista brasileira e ter um trabalho muito rico, que com suas formas elevadas e cores vivas representam muito bem nosso país.
Tarsila do Amaral é uma artista brasileira que começou a estudar arte ainda aos 16 anos. Ela pintou o quadro Abaporu em 1928 quando queria dar um presente de aniversário ao seu marido, Oswald de Andrade. o quadro foi batizado pelo próprio Oswald que se encantou com a obra e chegou a afirmar que esta foi a melhor obra feita pela artista.
Abaporu é um nome de origem indígena (tupi- guarani) e significa homem que come gente ou canibal. Oswald achava que a figura do Abaporu era antropófaga e então escreveu o Manifesto Antropófago e fundaram o Movimento Antropofágico. A figura do Abaporu simbolizou o Movimento que queria deglutir, engolir, a cultura europeia, que era a cultura vigente na época, e transformá-la em algo bem brasileiro valorizando o nosso país.
Tarsila dizia que o quadro era fruto de sua imaginação e advinha das histórias que as negras contavam para ela na infância.
2.1 A RELEITURA
O Abaporu foi uma das obras mais famosas da Tarsila, por isso mesmo já vimos inúmeras releituras da mesma. Pensando nisso, nos deparamos com o medo de fazer igual, de fazer repetido, e começamos a imaginar algo para fazer diferente. Então decidimos por usar uma técnica mista. Os materiais utilizados foram:
• Isopor;
• Tinta guache;
• Massa de modelar e
• Pincel.
A escolha dos materiais se deu por vários motivos, primeiro pela vontade se sair da mesmice da tinta e papel e etc. Depois pelo fato da facilidade que é adquirir esses materiais e usa-los em sala de aula.
Iniciamos o quadro fazendo um fundo azul com tinta e logo após fomos dando vida à obra com os outros elementos. A parte verde da grama e dos cactos fez com massa de modelar, a flor fez com uma esfera em isopor e a imagem do Abaporu pintou com tinta sobre o isopor. Abaixo podemos apreciar a obra em três momentos respectivamente. A obra da Tarsila, o processo que fizemos a nossa obra e por fim nossa obra finalizada.
Figura 1: Abaporu
Fonte: http://tarsiladoamaral.com.br/bio 1
Figura 2: O processo de criação
Fonte: Os autores
Figura 3: A obra terminada
Fonte: Os autores
3 A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO ESTÉTICA PARA A CRIANÇA
Sans (1995) afirma que a arte é vista e sentida de maneiras diferentes por crianças e adultos. Para o adulto está associada ao belo, às exposições, a museus, à estética. Já para a criança, a arte é uma forma de se expressar, pois a natureza da criança é lidar com o mundo de modo lúdico, fazer o que lhe dá prazer e satisfação. Por isso gosta tanto de brincar e desenhar.
Esse contato com a arte é fundamental para a formação da criança. Alguns autores como Martins, Picosque e Guerra (1998) apud Coleto (2010) afirmam que a arte é a linguagem básica dos pequenos e deve merecer um espaço especial, que incentive a exploração e
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