Tecnologia
Por: andressakeppi • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.071 Palavras (5 Páginas) • 278 Visualizações
“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”
CURSO DE PEGAGOGIA
O trabalho acadêmico do Curso de Pedagogia apresentado à Universidade Paulista – Assis, como atividade prática supervisionada.
Assis
2014
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Escola Municipal “José Teodoro de Souza”. 7
SUMÁRIO
INTROUDUÇÃO 4
ESPECIFICAÇÃO DA VISITA TÉCNICA E ENTREVISTA : 6
Figura 1- Escola Municipal “José Teodoro de Souza”. 7
JUSTIFICATIVA 8
OBJETIVO GERAL 8
CAPÍTULO 4 - CONCLUSÃO 8
Referência Bibliográfica: 10
INTROUDUÇÃO
A atividade supervisionada tem intuito de fala sobre a educação digital nas escolas, sobre os aparelhos digitais e a aplicação em sala de aula com os alunos, no caso do presente trabalho focamos no uso de tecnologia em sala de aula e no possível uso do tablete e computador interativos na educação digital em sala.
A educação digital serve como resgate de interesses dos alunos x professores, pois atualmente os alunos estão desinteressados do método tradicional de educação, tudo isso se da pelos avanço do século XXI, pois o mundo mudou e modo de se dar aula não, visto que o se tenha a visão de uma escola estadual ou municipal ,na sala se tem o professor presente ,giz e lousa ,aluno e caderno não se mudou nada tradicionalmente, só escolas particulares com lousas digitais , computadores atuais e tabletes com atividades interativas e ate com professores online.
A educação digital é um método pedagógico muito vantajoso se bem utilizado , mas, ainda pouco usado em escolas devido a complicações como: financeiras, apoios, estruturas e até profissionais capacitados.
Realizamos uma pesquisa na escola municipal “José Teodoro de Souza” que ira esclarecer melhor sobre as complicações e sobre educação digital.
A escola “José Teodoro de Souza” atende as classes média e baixa de primeiro a quinto ano, sua estrutura se localiza na cidade de São Pedro do Turvo na rua Garcia Braga, nº 196. E na mesma tem entorno de 440 alunos, sendo 223 no matutino e 217 no período vespertino, ela é uma escola que esta chegando na 8º década (80 anos) .
Apesar de sua idade avançada a escola é totalmente a favor da tecnologia, pois serve como apoio para a vasta concorrência cibernética, ela faz que o interesse do aluno se foque ao estudo de modo agradável ao professor e alunos, mas enfrenta problemas na falta de estrutura para o uso geral do mesmo .
A E.M. oferece conectividade com os aluno, pais e professores através do blog que a escola elaborou para postar as atividades dos alunos e da escola: http://emjts.blogspot.com.br/ .
ESPECIFICAÇÃO DA VISITA TÉCNICA E ENTREVISTA :
Entrevista realizada em 30/10/2014.
Escola: E.M. ”José Teodoro de Souza”.
Endereço: Rua Garcia Braga, nº 196, São Pedro do Turvo.
Professora: Joseane Pedroso (5ºano-A) Turno: manhã
1) A utilização de tabletes como ferramenta de apoio para o ensino e a aprendizagem traz benefícios para melhoria do ensino no país? Como utilizar de forma criativa e inovadora as tecnologias da educação?
Joseane: O tablete assim como novas tecnologias na educação é algo iminente, pois, através desses recursos é possível tornar as aulas mais dinâmicas, já que nós professores temos a concorrência desleal com esta invasão da comunicação instantânea, nossos alunos são nativos digitais e nossas aulas com giz e lousa estão fadadas ao fracasso, já que continuam as mesmas de décadas atrás. Acredito no uso de tabletes como forma de enriquecer as aulas, conseguir a atenção e interesse dos alunos, alcançar a multidisciplinaridade tão falada e tão impraticável até então, entre novas oportunidades que com certeza surgirão no decorrer da prática.
2) Os professores estão preparados para lidar com estas tecnologias em sala de aula?
Joseane:
...