Tecnologia da informação e comunicação na educação
Por: francielenpedrim • 19/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.658 Palavras (11 Páginas) • 254 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Curso de Pedagogia
Francielen
TECNOLOGIA NAS ESCOLAS
Araraquara
2014
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
Curso de Pedagogia
Evellin Fernada Beline Oliveira C 00072-8
Ingrid Caroline Barbosa Domingos C 26368-0
Juliane Ferrari Maróstiga B 99570-0
Letícia Soares da Silva D 98FED-5
Thais Simões C 26368-0
TECNOLOGIA NAS ESCOLAS
Atividade Pratica Supervisionada exigida como parte dos requisitos do Curso de Pedagogia, disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação (TICE) sob orientação da Professora Juliane Adne Mesa Corradi.
Araraquara
2014
RESUMO
A quantidade de informação que chega é cada vez maior e mais rápida, então foram criados os computadores e a internet para suprir a memória global. Os usos das tecnologias estão cada vez mais presentes na educação por conta da demanda e da evolução das tecnologias. Esse trabalho tem como principal objetivo discutir as tecnologias em sala de aula e como os professores estão e devem se portar diante dessas mudanças. Mostrar que as tecnologias está assumindo uma posição pedagogia de forma estimulante que orienta os alunos sobre a pratica de pesquisas virtuais.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Escolas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. JUSTIFICATIVA 01
3. OBJETIVO 02
3.1 OBJETIVOS GERAL 02
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 02
4. METODOLOGIA 02
5. MUDANÇA NA EDUCAÇÃO E SUAS DIFICULDADES 03
6. TECNOLOGIA NA ESCOLA – PROPOSTA TECNOLOGICA 03
6.1 COMPUTADOR, NOTEBOOK E TABLET 04
6.2 INTERNET 05
6.2.1 BLOG 05
6.2.2 FACEBOOK 06
6.2.3 GOOGLE 06
6.2.4 E-BOOK 07
6.2.5 LOUSA DIGITAL 07
6.2.6 DATASHOW 07
7. QUESTÕES EU A INTERNET COLOCA OS PROFESSORES 08
CONCLUSÃO 09
REFERENCIAS 10
ANEXO 1 11
ANEXO 2 12
ANEXO 3 13
ANEXO 4 14
ANEXO 5 15
ANEXO 6 16
1. INTRODUÇÃO
A quantidade de informação do e de conhecimento do ser humano é cada vez maior e mais rápida, então conforme a necessidade de memória são criados o computador e a internet.
Em pleno século XXI o uso das tecnologias estão cada vez mais presentes na educação por conta do desenvolvimento e demanda das tecnologias cada vez mais inovadoras e eficientes.
Nesse sentido esse trabalho tem como objetivo discutir a tecnologia como um todo dentro da sala de aula e como os professores devem se portar diante da mesma.
As tecnologias nos proporcionam uma educação de qualidade, pois há mais proveito se usada de forma adequada, são usadas de formas estratégias e mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno.
Nessa nova proposta pedagógica a pergunta que fica é qual é o papel do professor nesse novo cenário e qual as mudanças proporcionou no ensino? Nosso projeto vem esclarecer de forma sucinta.
As tecnologias na escola vêm com propósito principal de ensinar os alunos a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem.
2. JUSTIFICATIVA
A tecnologia assume uma função pedagógica, onde é necessário analisar novas ferramentas de ensino.
Para Pozo a capacitação dos educadores para ter uso adequado das tecnologias da educação lê passam ensinar os alunos o uso eficaz dessas ferramentas.
Para ele o professor deixa de conduzir seu conhecimento para os alunos e passar a ser estimulante que orienta os alunos sobre a pratica de pesquisas virtuais.
3. OBJETIVO
3.1 Objetivos Gerais
Esse projeto tem como objetivo principal inserir no ensino as novas tecnologias dando incentivo para os professores e principalmente para os alunos.
3.2 Objetivos Específicos
• Democratização do acesso a informação;
• Troca de informações e experiências;
• Compreensão da realidade e desenvolvimento humano;
• Criar
...