Tecnologia em educação
Por: kenia12 • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 990 Palavras (4 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
SUELI CONSEIÇÃO GODOI SOUZA
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO
[pic 3]
Assis-Sp
2010
SUELI CONSEIÇÃO GODOI DE SOUZA
TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO
O que é letramento digital?
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Tecnologia em Educação.
Juliana Telles Farias Suzuki.
Assis-Sp
2010
Entrevista com a Coordenadora Pedagógia do ensino fundamental:
- O que é letramento digital?
R. Letramento digital, é quando a escola ou a sociedade possibilita ao aluno uma aprendizagem voltada as tecnologias, como computadores, internet ou até mesmo utilizando materias da mídia televisiva ampliando as áreas do conhecimento do aluno para determinados conteúdos.
- Em sua escola, cite ações voltada para o letramento digital?
R. Na escola existe um laboratório de informática, onde os alunos junto com os professores fazem uso, além dos professores e alunos ter a disposição uma sala de vídeo.
Particularmente, acredito que a escola junto com município poderia trabalhar a questão de letramento digital mais profundamente, mas devido a escola ainda estar se aprimorando na inclusão digital esse recursos se tornando vago.
Tendo em vista que letramento digital refere-se a um conjunto de conhecimentos mediados por computadores e outras tecnologias da nossas era atual, pode-se dizer que a escola hoje deve mediar este nosso paradigma junto com seus alunos, professores e colaboradores em geral.
Em tratando-se de ensino – aprendizagem, o letramento digital não se trata apenas de ensinar a teoria, mas de incluir os alunos na prática social, desta maneira a escola deve incorporar o letramento digital naturalmente, mas contudo os educadores devem estar preparados para esta atribuição.
Assim como já é estabelecido, uma pessoa alfabetizada media-se mais no mundo da escrita e da leitura, já uma pessoa letrada e alfabetizada usam esses recursos socialmente, e em meio a essas transformações tecnológias faz com as escolas se incluam nos novos letramentos. Hoje em dia nossas escolas ainda trabalha voltada a inclusão digital, o que nos remete a realidade que em muitas delas essa inclusão ainda não chegou. Mas trabalhando o conceito de letramento digital nas instituições já cientes dessa realidade, o letramento digital precisa ser trabalhado com coêrencia e praticidade.
Todas as escolas deve refletir a noção de letramento digital proporcionando ao aluno uma compreensão do que esta se desenvolvendo, desta meneira criando possibilidades nesessárias para o uso das demais tecnologias tornando-os capazes de usá-las de forma segura em diferentes situações do cotidiano, ressaltando junto a isso a própria realidade do aluno. Por isso a importância da mediação do professor nesse processo fazendo com que os alunos tenham uma aprendizagem significativa.
Os professores e a escola em geral deve sempre ter em mente que os alunos têm acesso cada vez mais rápido ao computador, à internet e a muitos outros recursos tecnológicos. E com esse avanço tecnológico é necessário um novo olhar para as ferramentas intermediárias do processo de ensino e aprendizagem.
Junto com todo esse processo o professor aliando-se as novas tecnologias acaba tornando até mesmo sua comunicação mais participativa com os alunos, e consequentemente suas relações se tornam mais abertas e interativas, e para que tudo isso aconteça, é necessário que o professor esteja preparado para lidar com as novas tecnologias buscando conhece-las além de descobrir formas criativas de utilizá-las.
E contudo as escolas de hoje tem a necessidade de se trabalhar o letramento enxergando-o como uma prática cultural, sócio e historicamente estabelecida, que permite ao indivíduo apoderar-se das suas vantagens e, assim, participar efetivamente e decidir, como cidadão do seu tempo, os destinos da comunidade à qual pertence e as tradições, hábitos e costumes com os quais se identifica. Mostrando aos seus alunos a capacidade de enxergar além dos limites do código, fazer relações com informações fora do texto falado ou escrito e vinculá-las à sua realidade histórica, social e política o que se tornaria características de um indivíduo plenamente letrado.
...