Tecnologia na Educação.
Por: LidiaNSilva • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.337 Palavras (6 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
Polos: Centro de Educação à Distância (CEAD)
Curso: Pedagogia 2º Bimestre
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação.
Tecnologias Aplicadas à Educação
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Introdução
Este trabalho tem como objetivo,desenvolver a tecnologia na educação dentro da escola, mostrando como nós professores, tomaremos iniciativas para incluir a tecnologia em nossas aulas, para crianças de 06 a 17 anos e portadores de necessidades especiais.
A tecnologia é de suma importância para a educação, pois garante ao educador e ao educando novas formas de pesquisas, fazendo com que as aulas sejam mais lúdicas e educativas.
Tecnologia é a aplicação do conhecimento científico, e outras formas de conhecimento organizado, a tarefas práticas por organizações compostas de pessoas e máquinas.
Existem atividades, que o estudante realiza de forma independente, tais como: ler um livro, assistir a um programa de televisão,ouvir uma conferência ou uma gravação ou fazer cálculos matemáticos.
As universidades abertas do mundo dão um bom exemplo da aprendizagem independente e interativa em ação.Elas operam em larga escala e aproveitam plenamente a vantagem dessa escala para produzir materiais de alta qualidade a um custo relativamente baixo.
As pessoas podem estar distanciadas da aprendizagem pelo tempo, porque não se ajustam as regras de ensino em sala de aula.
Nosso objetivo deve ser usar a tecnologia para criar um ambiente efetivo e estimulante para o estudo, onde o estudante se encontra. A melhor forma de alcançar os alunos é usar uma tecnologia a qual eles já têm acesso, e dependendo dos país, ela será mais ou menos sofisticada.
Os educadores tem de se aperfeiçoar para poder passar um ensino de qualidade para seus educandos.
Os sujeitos ligados ao ensino-aprendizagem estabelecem entre si um processo de interação,que também envolve suas práticas comunicativas realizadas com o apoio dos diversos recursos tecnológicos.
Desta forma, a luz da semiótica (formação do sentido),a educação poderá melhor compreender os processos de mediação que interferem na construção dos conhecimentos, formulando estratégias pedagógicas que valorizem o papel da interação e dos processos de comunicação realizados com o auxilio das diversas tecnologias que viabilizam as práticas educacionais.
No ambiente informacional público, o conhecimento encontra-se materializado mediante uma determinada linguagem,em um determinado suporte,o que assegura sua navegação para além do espaço e do tempo de sua construção.
O saber não ocorre mecanicamente, ele é elaborado à partir do estabelecimento de prioridades em termos do que deve ou se deseja conhecer.
Quando a informação (conhecimento comunicado) chega ao receptor, também não será absorvida automaticamente pelo mesmo.
A interpretação exige uma distância e um espaço para a atribuição do sentido, que resulta das conexões entre as dimensões intra e interpessoais.
As diversas tecnologias desenvolvidas pelo homem,da língua ao livro impresso e deste aos meios magnéticos,foram ampliando o volume de informações armazenadas fora do contexto da emissão,além de ampliar as possibilidades de acesso aos conhecimentos.
Passo 1
Desenvolvimento
Ambiente Sala Temática Oficina de Musica | |||
Usuários Alunos com idade de 06 anos a 17 anos de idade e portadores de necessidades especiais | |||
Recursos Tecnológicos | Justificativas | Objetivos | Aplicação de Tecnologias Assistivas |
Computador, Internet, Impressora, Som, Microfone, Instrumentos Musicais. | Os alunos terão 50 minutos de aula de musica, tendo em mãos vários instrumentos para assim desenvolverem habilidades musicais, deixando as aulas divertidas e significativas. Elaborei a aula dessa forma, pois percebo que é necessário uma escola com essa estrutura. | Fazer das aulas interativas, levando o aluno a aprimorar os conhecimentos musicais. | Os alunos terão na sala de música: Internet para pesquisas de musicas, partituras e cifras. Impressora – para impressão das mesmas Som, microfone e vários instrumentos musicais para o desenvolvimento das aulas. |
Passo 2 –
Desenvolvimento do texto
Esperança com tecnologias para a Educação
A tecnologia tem trazido muitos benefícios para a educação.
Os alunos de hoje, chegam a sala de aula com uma certa resistência a usar caneta e papel para escrever. Não se agradam muito quando o professor usa o quadro negro,ao invés de retroprojetor ou Datashow, pois já estão habituados a ler na tela do computador e escrever com o teclado.
O aluno da primeira série do ensino fundamental já vem de casa com a bagagem de muitas horas de navegação à internet. Esse aluno já aprendeu a pensar em novas formas de ler e escrever,e isso requer do educador um novo modo de pensar e agir, um novo modo de ensinar.
Novas maneiras de ler e escrever implicam novas maneiras de pensar e agir.
A tecnologia tem trazido muitos benefícios para a educação. A escola que possui esses instrumentos,tende-se a sempre melhorar.
O projeto pode ajudar a melhorar a educação,pois os alunos terão liberdade para usar a internet, o computador e todos os outros recursos de forma segura, ampliando assim seus conhecimentos, fazendo pesquisas e desenvolvendo suas habilidades motoras e cognitivas.
Os educadores também poderão ampliar suas áreas de conhecimento,pesquisando,fazendo de suas aulas mais lúdicas e educativas. Trabalhando de forma clara e objetiva, ensinando seus alunos, independente da faixa etária e incluindo os alunos com necessidades especiais, a terem aulas educativas e divertidas, superando assim suas dificuldades.
Os alunos devem sim, fazer uso da tecnologia, mas sem deixar de lado o caderno, o lápis, a borracha, o quadro negro, etc.
Os educadores deverão ter em mente que há um outro fator também a ser pensado
...