Tecnologias
Por: joel123456 • 15/3/2016 • Artigo • 8.528 Palavras (35 Páginas) • 253 Visualizações
CEEL
CENTRO EDUCACIONAL ELLIÃ
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO
AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA M.E.F. SÃO JOSÉ DE TOMÉ-AÇU
Joel dos Santos Miranda
Miquerlis Rodrigues Pantoja
Tomé-Açu /Pará
Março – 2014
CEEL
CENTRO EDUCACIONAL ELLIÃ
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO
AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA M.E.F. SÃO JOSÉ DE TOMÉ-AÇU
Joel dos Santos Miranda
Miquerlis Rodrigues Pantoja
Artigo apresentado ao Centro Educacional Eliã, como requisito para o título de Especialista em Gestão Escolar, orientado pelo Prof. Dr. Waldir Abreu.
Tomé-Açu /Pará
Março – 2014
CEEL
CENTRO EDUCACIONAL ELIÃ
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO
AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA M. E. F. SÃO JOSÉ DE TOMÉ-AÇU
Avaliado por:
________________________________
Orientador
Nota:____________________________
Data: ______/_______/_____________
Tomé-Açu /Pará
Março – 2014
AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA M.E.F. SÃO JOSÉ DE TOMÉ-AÇU
Joel dos Santos Miranda[1]
Miquerlis Rodrigues Pantoja[2]
RESUMO
O presente trabalho trata-se de uma reflexão acerca das contribuições e desafios de trabalhar com a integração das novas tecnologias a escola. A metodologia utilizada traz como abordagem a pesquisa qualitativa com ênfase no estudo de caso, por isso nos delimitamos na análise bibliográfica, documental, e na pesquisa de campo, tendo como lócus as experiências educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José da rede pública municipal de Tomé-Açu/PA. Na busca de proximidade com a realidade social realizamos entrevistas estruturadas apartir de um roteiro, a fim de estreitar o contato com os sujeitos que dinamizam e recriam os conhecimentos a respeito das novas tecnologias quando integradas a escola. Os resultados encontrados enfatizam que as novas tecnologias da informação e comunicação contribuem no processo de ensino aprendizagem, no sentido de que funciona como uma ferramenta que amplia a atuação docente e proporciona outras idéias pedagógicas na sala de aula, oferecendo novas informações e conhecimentos de aulas dinâmicas, criativas e interativas. O uso do computador na educação ajuda conduzir o processo de ensino na direção de melhorias e avanços. Sua utilização deve ser planejada para garantir a coerência nas estratégias de ensino empregadas e aproveitar seu potencial para facilitar o aprendizado e tornar as informações mais acessíveis. Por fim, a integração das novas tecnologias no cotidiano da escola em foco trouxe muitas contribuições visto que, se apresenta como estratégia educacional que se integra ao projeto de emancipação política, econômica, cultural e social dos educando,constituindo-se numa importante ferramenta de motivação.
Palavras- Chave: Novas tecnologias. Ensino e Aprendizagem. Integração das novas tecnologias a escola.
INTRODUÇÃO
O tema pesquisado decorre de questões levantadas ao longo da formação acadêmica na graduação e no curso Proinfo I Proinfo II e Proinfo III, quando se passou a observar o trabalho dos docentes frente a inclusão das novas tecnologias na escola. Começaram a surgir questionamentos sobre a utilização dessas tecnologias em sala de aula e nos laboratórios de informática.
O tema pesquisado decorre ainda dos grandes desafios apresentados pela sociedade contemporânea. A infância de é influenciada por diferentes mídias e convive naturalmente com todas elas. A vida, desde cedo, é permeada pela televisão, pelo videogame, pelo computador, pela internet e, portanto outros recursos eletrônicos. Diante dessa nova criança, a dúvida é como a escola vem dando conta do assunto.
O momento atual é de extrema informatização e aberto as mudanças. As tecnologias se fazem cada vez mais presente na vida das pessoas. Entendendo a escola um espaço de criação e de cultura, esta deve incorporar os produtos culturais e as práticas sociais mais avançadas da sociedade em que nos encontramos. Espera-se assim, da escola uma importante contribuição no sentido de ajudar as crianças e jovens a viver em um ambiente cada vez mais “automatizado” através do uso da eletrônica e das telecomunicações. Essa perspectiva não é incompatível com a busca por uma escola que seja um espaço de humanidade e de encontro pessoal, construindo “comunidades mútuas de alunos, envolvidos conjuntamente na resolução de problemas, na contribuição de todos para o processo de educação mútua” (Bruner, p. 115).
Com base nisso, desenvolveu-se uma fundamentação teórica que embasou um estudo e discusão de práticas pedagógicas inovadoras e suas possíveis contribuições na produção do conhecimento na sala de aula.
Após discutir criticamente o papel do professor frente a inclusão das tecnologias na escola, fez-se uma investigação sobre as tecnologias da informação e comunicação. A pesquisa procurou observar como essas tecnologias estão sendo utilizado por professores da Escola Municipal Ensino Infantil e Fundamental “São José”.
...