Tecnologias de Informação e Comunicação
Por: Divina24 • 14/6/2019 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
Disciplina: Fundamentos da Educação | Tarefa: portfólio – texto: Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Atividade do ciclo 3 | |
Nome: Divina Aparecida de Sousa Soares | RA: 8073839 | Turma: DGPED1901GNSA30 |
Parecer do Tutor: |
COMO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) ESTÃO SENDO UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO.
Em tempos de globalização, onde a informação tem cada vez mais importância, tendo a necessidade de ser disseminada de forma rápida e precisa, as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) tem sido instrumentos indispensáveis a todos os setores, e é claro, para a Educação, que é a área de foco para este texto. Denomina-se TIC o conjunto de recursos advindos da tecnologia e computação para fins de criação, utilização e armazenamento de informações.
Em tempos atuais, quase nada se realiza sem recorrer à estas tecnologias, ou seja, são possibilidadades que permite um educador a fazer melhores escolhas. Pode-se considerar também que se tornou parte de uma forma de socialização entre educadores e educandos em todo o ambiente escolar. Educadores antenados conseguem enchergar e aproveitar estas possibilidades que as TICs trazem para melhoramento do processo de aquisição, consolidação e aplicação do conhecimento.
O governo já tem se posicionado quanto a importância destas tecnologias e tem abastecidos as escolas (laboratórios de informáticas com acesso a internet, programas específicos, tablets, etc.), porém existe uma resistência na área da educação quanto a utilização das TICs. Pesquisas apontam que 55% dos professores acreditam que isso representará mais trabalho, 24% dos gestores questionam por as tics ainda não estarem no planejamento, 15% das famílias dos estudantes por ainda verem a tecnologia como entretenimento, e 6% dos alunos por acreditarem que isso pode gerar muitas atividades. Ou seja, não dispostas a passar pelo desconforto que mudanças trazem.
Porém as novas possibilidades na utilizaçao das mesmas são compensadoras sem dúvida (produtividade, criatividade), quando há uma parceria entre os educadores e os educandos, que na sua grande maioria tem dominado melhor a utilização das mesmas por fazerem parte de uma geração muito familiarizada com os dispositivos tecnológicos. O educando entra então nesta parceria com a autonômia de coordenar passo a passo a sequência e a forma didática, ou seja, o professor é o “guia”, e tem sim papel importante em fazer com que o uso da tecnologia coopere para o aprendizado do aluno, desde que não permita que isto afete sua autoridade em sala de aprendizagem.
Influências positivas do computador em sala de aula torna as aulas mais dinâminas e divertidas, prendendo assim mais a atenção dos alunos. Falicita o ensino e colabora para a produção de atividades diversas através de pesquisas na internet, entre outros. Pode ser um combatente eficaz à falta de interesse em aprender o novo, situação que tem se tornado uma constância nas escolas, já que a tendência dos alunos é comparar atividades realizadas dentro do seu cotidiano com atividades dentro do âmbito escolar.
...