Trabalho
Por: Dayanne Laise Oliveira Costa • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIII – ITABERABA
PLATAFORMA FREIRE
PARFOR – CURSO DE PEDAGOGIA – MARCIONILIO SOUZA
DISCIPLINA: LIBRAS
DISCENTE: LUCINETE ALVES MACHADO.
Marcionílio Souza- Ba
2014
A inclusão de alunos com deficiência é um tema que está sendo bem discutido nos dias atuais, porém ainda é difícil poder dá um parecer em relação ao desenvolvimento de um trabalho que exige muita habilidade tanto do deficiente quanto do professor que encara esse desafio no dia a dia. A aquisição e o processo de construção da aprendizagem de crianças com deficiências tem sido foco constante de muitos estudos, principalmente como garantir que, além de frequentar as aulas, crianças e jovens aprendam de verdade.
Essa tarefa tem naquilo que os especialistas chamam de (AEE) Atendimento Educacional Especializado, um importante aliado, no qual é um processo que interfere a presença de adultos letrados proficientes em linguagens para deficientes, que prepare o aluno para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares. Seria essencial se a inclusão escolar e social acontecesse para todos, assim as pessoas com deficiências não se sentiriam excluídas e as demais poderiam vê-las com normalidade, Mas infelizmente, por mais que se fale em inclusão, ainda existem situações que não orgulha o cidadão nem um pouco em presenciá-las. Pois, vimos crianças com dificuldades diversas que não conseguem se adaptar por falta de adequação nos espaços, ambientes, recursos, que precisam ser acessíveis a cada tipo de deficiência. Além de tudo ainda são vítimas de preconceito e sofrem negligências por parte da sociedade. São indivíduos que continuam a enfrentar as injustiças da vida que acabam se tornando um grande desafio no cotidiano de cada um deles.
Apesar de todas as dificuldades, espera-se que o poder público faça mais por essas pessoas e consiga responder as especificidades de cada um como deve ser, assim como investir no desenvolvimento profissional e na constituição de uma escola em que a prática pedagógica seja estruturada de forma que atenda as necessidades de todos com igualdade, dando-lhes possibilidades para a busca de superações diante dos obstáculos.
...