Trabalho De Conclusão
Por: ana puff • 14/9/2023 • Trabalho acadêmico • 2.513 Palavras (11 Páginas) • 93 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 5
3 6
4 7
5 8
6 9
7 10
8 11
9 12
10 13
11 14
12 15
13 16
14 17
15 18
16 RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR 19
17 RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA 20
18 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO 21
19 ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA 22
20 RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR 23
21 PLANO DE AÇÃO 24
22 RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR 25
23 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
O presente trabalho falará sobre o resultado das atividades realizadas na disciplina Estágio Supervisionado no eixo Gestão Escolar, do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera, realizado na Escola Municipal Professora Therezinha K. da Rocha, localizada no município de General Carneiro – PR, na rua João Maria Marcondes, número 120, Monte Castelo.
. O Estágio em Gestão Escolar tem por finalidade investigar e analisar o contexto escolar a partir da ótica do gestor educacional, articulando as diferentes dimensões da gestão educacional: política educacional e sistemas educacionais, organização do trabalho pedagógico escolar, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas. Esse estágio propicia o contato com a instituição escolar e a atuação do gestor escolar, contribuindo na formação dos profissionais da educação, a partir da articulação entre a teoria e a prática na área de gestão de processos educativos, constituindo-se em valioso espaço de reflexão.
Em seguida apresenta-se uma reflexão sobre a importância do estágio na formação da pedagoga e como suas ideias impactam suas práticas enquanto pedagogos em ação.
Neste contexto, considera-se de grande relevância realizar este estudo, promovendo caminhos para se pensar a afetividade como instrumento para estimular a aprendizagem.
RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A Pedagogia é um conjunto de estratégias, métodos e técnicas de ensino, com o objetivo de compreender a educação, relacionados à administração escolar e à condução de assuntos educacionais em um determinado contexto. Esse termo vem do grego “paidos”, que significa “da criança” e “agein”, que consiste em “conduzir”. O foco dessa profissão é aplicar e desenvolver metodologias que tornam a assimilação de conteúdos mais fácil em qualquer ambiente e área. Combinando atividades de integração, lúdicas e teóricas é apenas uma das funções que o pedagogo deve desempenhar.
Segundo o autor Libâneo (2006) observa a Pedagogia é um campo do conhecimento que estuda sistematicamente o ato educativo concrete que se realiza na sociedade como item básico para a atividade humana.
No Brasil, a chegada dos portugueses trouxe, além de novidades, especiarias e mercado de trocas, a educação oferecida pelos jesuítas, que colocavam uma prática pedagógica na escola tradicional e conservadora. Desta forma, segundo Saviani, “a história da educação brasileira dá início em 1549, com a chegada dos jesuítas” (SAVIANI,2008, p.26).
O campo educativo é amplo e abrange diferentes modalidades nos mais diversos meios, como na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola. Atualmente, está evidente que para o indivíduo ser inserido no meio social e cultural se faz necessário o processo educativo. A partir daí a prática pedagógica vai muito além do que apenas à docência escolar. A atuação do pedagogo, portanto, vai muito além dos espaços escolares, ele está presente em qualquer área extraescolar que exija a transmissão e assimilação do conhecimento. (PIMENTA, 2011). Por todas estas ideias de Libâneo (2010, p. 31), existem três vertentes para a educação: a formal, a não formal e a informal. A primeira é relativa à transmissão de conhecimento científico sistematizada em espaços escolares ou extraescolares. Já a educação não formal também é sistematizada, porém, de forma menos intencional; caso de atividades culturais de recreação, desenvolvidas em lugares extraclasse que se organizam no ato educativo. Já a educação informal é a transmissão de conhecimento sem conexão com nenhuma instituição de ensino, pode ser encontrada na mídia, na família ou com a reflexão do que é vivenciado. Visando estas ideais, o pedagogo precisa estar em constante qualificação, partindo da formação inicial dando prosseguimento a uma formação continuada. Ainda conforme, o autor os campos para o pedagogo são bem amplos dede a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, museus, hospitais entre outros. Para atuar em quaisquer deste ambiente é necessário que o pedagogo coloque em prática todas as técnicas escolares ensinadas na graduação. E seus conhecimentos teóricos e práticos devem agregar em suas experiências á de outros profissionais, para que então, em seu desempenho na gestão de pessoas e coordenação de equipe propicie o desenvolvimento e a superação. (LIBÂNEO, 2001)
...