Trabalho Introdução Contextualização
Por: Juliana Solano • 10/4/2023 • Resenha • 364 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
Introdução/Contextualização
O presente trabalho apresentará a escolha, contextualização de uma instituição não escolar (ONG) o perfil dos colaboradores, o perfil do público atendido e as atividades realizadas.
A Instituição escolhida foi a Casa de Apoio a Criança unidade Eldorado, a mesma está localizada em Contagem região metropolitana de Belo Horizonte. A casa de Apoio Contagem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que desenvolve programas e projetos com o objetivo de erradicar a pobreza e promover a inclusão e justiça social. A Instituição conta com 4 unidades, sendo elas: Unidade Eldorado, Nova Contagem, Ipê Amarelo e a unidade Produtiva do Alho. O seu objetivo é "Promover Inclusão" através de ações voltadas para atividades educacionais, artísticas, culturais, esportivas e de lazer para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, nos bairros Eldorado, Nova Contagem e Ipê Amarelo.
Perfil de liderança
O perfil de liderança ideal para atuar nesta instituição seria a pessoa que exerça a liderança carismática. O líder carismático é antes de tudo um ótimo ouvinte, ele sabe que seus liderados são as pessoas ideais para dizer quais são os problemas que enfrentam no dia a dia. Consegue persuadir e convencer com maior facilidade os seus liderados, possui facilidade para motivar e contagiar as pessoas, pois são indivíduos dotados de entusiasmo e autoconfiança. Desta forma impactam positivamente no engajamento, na produtividade e na qualidade dos resultados alcançados pela equipe liderada.
Segundo Barros,
A liderança mais presente no Terceiro Setor é aquela mais carismática e inspiradora, que motiva todos os colaboradores, enfatizando a importância e o valor dos seus objetivos (BARROS, 2002).
O líder carismático precisa ter agilidade mental, ser criativo, capacidade de organização, liderança, profissionalismo, conhecimento político e econômico, estar sempre aberto a novos aprendizados, ter iniciativa, ser determinado, ter capacidade de cooperação, ter confiança, ter senso crítico dentro outros. Como bem colocado por Tenório (2003), "nas organizações contemporâneas não basta delegar autoridade apenas formalmente, mas se faz necessário que se exerça a gerência com liderança”.
Portanto compete à liderança não só gerenciar os recursos e as estratégias existentes, mas propor novas estratégias, monitorar o processo de implementação e avaliar os resultados.
...