Trabalho Licenciatura Pedagogia EaD
Por: tassiana.ramos • 10/5/2021 • Trabalho acadêmico • 475 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
NOME: Tacyana Karla Gomes Ramos
CURSO: Licenciatura em Pedagogia
(2ª Graduação para Bacharelado/EAD)
DISCIPLINA: Gestão Financeira e Trabalho Pedagógico em Projetos Escolares e Não-Escolares
ATIVIDADE: Portfólio – Ciclo 3
ARACAJU/2021
O que faz o Conselho na escola?
O Conselho na escola pode contribuir na direção de efetivar projetos coletivamente produzidos de modo dinâmico, marcado pela diversidade e pelos distintos modos de compreendê-la, suas finalidades, a organização dos processos administrativos, o trabalho pedagógico, o currículo, as prioridades administrativas estabelecidas, as condições concretas em que os estudantes aprendem e os professores trabalham, dentro de uma perspectiva de ação transformadora.
Portanto, o objetivo do Conselho na escola é estabelecer mecanismos de participação social, trazendo para as escolas um equilíbrio entre os interesses dos diversos segmentos e ajudando-as a cumprir sua função social de efetivar a aprendizagem de todos. Nesse sentido, o Conselho Escolar tem papel decisivo na democratização da educação e da escola como um espaço no qual se reúnem diretores, professores, funcionários, estudantes, pais e outros representantes da comunidade com o objetivo de discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico.
De que forma o Conselho de escola pode contribuir na melhoria do ensino?
Quando os participantes do Conselho buscam a elaboração de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino, decidindo sobre a organização e o funcionamento geral da escola e propondo à Direção as ações a serem desenvolvidas. Os Conselhos Escolares possuem influências na transformação do cotidiano escolar, na medida em que estes se tornam parte do dia a dia escolar, em suas várias dimensões, como um fórum de busca de possibilidades.
Nessa direção apresentada, quanto mais ativa e ampla for a participação dos membros do Conselho Escolar na vida da escola, maiores serão as possibilidades de fortalecimento da participação e decisão coletivos.
De que forma os Conselhos de escola podem contribuir com os projetos que nela são realizados?
Considerando que planejar, executar, acompanhar, avaliar são atividades que exigem a participação plena de todos, o que implica não somente em direitos igualitários quanto também em deveres, abrindo perspectivas de efetivação da gestão colegiada na escola, dita democrática por indução da legislação oficial, pressupondo-se a prática de uma forma colaborativa de trabalho coletivo.
Nessa trilha de proposições, Aguiar (2008) esclarece que não cabe mais um modelo de gestão hierarquizado e centrado na figura única do gestor, visto que os desafios enfrentados pela escola são crescentes e estão mais complexos a cada sendo fundamental a participação de toda comunidade escolar, a fim de que todos os envolvidos sintam-se parte do processo de gestão da escola.
Referências
GAIA, C.; FERREIRA, E. R. A. Fundamentos e Métodos da Gestão Escolar, Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 5.
...