TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho cristianismo

Por:   •  3/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  1.753 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Curso de Pedagogia

Filosofia da Educação

Claudia Raquel de Arcanjo, RA 5945257869

Danila Tripodi Leonardi, RA 5945257027

Fyama Carla da Silva Costa, RA 5945226206

Juliani Machado de Andrade, RA 5945229330

Muriel Arce Benites RA: 6017376590

Thais Cristina S. Machado, RA 6059017312

TRABALHO – Questões 6 a 10, do Livro Filosofia da Educação, pág. 188.

Prof. Saudino Hoff

Campo Grande – MS

Outubro/2013


6. Baseando-se no dropes 1, atenda ás questões:

a) Releia o que discutimos sobre o sujeito social, a propósito da liberdade, e explique o que Merleau-Ponty quer dizer com “nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo” (grifo nosso).

Que o mundo não está constituído, pois há um leque de possibilidades a serem descobertas pelas pessoas. Não existe só aquilo que você vivencia, existem outras coisas a serem avistadas. Você nasceu e mora em um sítio achando a vida toda que o mundo é só aquilo, quando na verdade o mundo tem várias oportunidades, tanto de emprego, opção de compra e de tudo. Isso é nascer do mundo e nascer no mundo.

b) A partir do que foi explicado a respeito da controvérsia entre os partidários do determinismo e os da liberdade absoluta, explique o significado da frase: “Nunca sou coisa e nunca sou consciência nua”.

A respeito da controvérsia entre os partidários do determinismo e os da liberdade absoluta, "Nunca sou coisa e nunca consciência nua"

A liberdade de cada um é limitada pela liberdade dos demais. Nossa individualidade é construída no grupo social a que pertencemos, temos a liberdade absoluta por causa dos outros, o indivíduo tem a capacidade de transformar as condições de sua existência coletiva. Nunca consciência nua, pois a liberdade é uma tarefa de construção a partir de condições históricas concretas. 

7. Analise a frase de Georges Gusdorf: “A liberdade adolescente é uma adolescência da liberdade”.

A adolescência é a fase mais importante da nossa vida, onde descobrimos e aprendemos a ser livres, lentamente, superando nosso egoísmo e comodismo, enfrentando os conflitos de valores até que, estejamos mais próximos do exercício da liberdade. É na adolescência que descobrimos e aprendemos a ter liberdade.

8. Leia as frases a seguir (sugeridas pelo professor Saviani), identifique a que é reveladora de uma postura autoritária e justifique sua resposta:

a) ”Se meu filho não quer aprender, o professor tem de fazer com que ele queira”.

b) ”Se meu filho não quer aprender, o professor tem de fazer com que ele aprenda mesmo que não queira”.

A frase que identifica uma postura autoritária é a B. Mostra que o professor tem que fazer com que o aluno aprenda de qualquer maneira, independente do que seja.

9. Releia o item “Programas de educação moral” (na página 175) e faça um fichamento sobre os principais tipos de ensino de moral. Em seguida, comente sobre os modelos cuja aplicação tem predominado, segundo sua experiência pessoal, e faça uma análise crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com