Trabalho de Psicomotricidade
Por: Solange Souza • 21/11/2015 • Seminário • 956 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
Questões:
1) Quem é o autor?
O autor é Le Boulch, defende a Psicocinética, a chamada teoria geral do movimento, propõe meios práticos que, por meio dos movimentos possibilita aos professores uma base fundamental para a educação global da criança.
2) Do que se trata o texto?
O texto trata do desenvolvimento psicomotor do nascimento aos 6 anos, abordando a psicocinética como forma de uma educação psicomotora quando aplicada na idade pré-escolar e na escola elementar.
3) Como ele está organizado?
O texto está organizado em aspectos relacionais e desenvolvimento funcional.
4) Fale sobre suas principais definições.
Aspectos relacionais e desenvolvimento funcional:
No nascimento, existem potencialidades que, para desenvolver-se, não requerem só a manutenção dos processos orgânicos, ma sim principalmente o intercâmbio com as outras pessoas. A importância da relação é geral. Na primeira infância, a qualidade desta relação tem uma influência determinante na orientação do temperamento e da personalidade. É através das relações com os outros que o ser se descobre, e a personalidade constrói-se pouco a pouco.
Nossos objetivos funcionais específicos:
Os objetivos funcionais específicos estão interligado com a assimilação e acomodação, eles funcionam como uma combinação de peças chaves no progresso de regulação entre o sujeito e o meio.
A educação psicomotora pode contribuir especialmente nestes dois campos funcionais, na assimilação desenvolve novas técnicas de aprendizagem, despertando o novo e ampliando o que já se tem adquirido, é uma interação do exterior ás estruturas próprias do mesmo. E acomodação acontece logo após as respostas obtidas pela assimilação, como um ajustamento.
A função de ajustamento
- A conservação e a extensão da função do ajustamento;
a) O sistema nervoso do recém-nascido é imaturo. O estudo de cérebros de crianças de 11 meses põe em evidência que a área motora primária é a mais avançada, seguem as áreas sensoriais primárias auditivas e visuais. O lobo frontal desenvolve-se ainda mais tardiamente, em torno do 4. Ano é que adquire comparável àquele alcançado pela região motora aos 11 meses.
b) Função de ajustamento e espontaneidade: O jogo da função de ajustamento dá aos movimentos da criança seu caráter espontâneo. Sem dúvida, é nos primeiros anos de vida que a espontaneidade da criança se manifesta em toda a sua plenitude, não sendo modificada pelo raciocínio.
As reações espontâneas não são pensadas, são dirigidas pouco a pouco por uma intencionalidade, verdadeira consciência do fim de alcançar.
3) Função de ajustamento e coordenação: Uma praxia representa um sistema de movimentos coordenados com um fim determinado ou uma intenção determinada. As contrações musculares postas em jogo devem ser precisas em relação à força, velocidade, ritmicidade, a fim de respeitar a intenção que precede a execução do movimento.
Constatar uma dificuldade ou um transtorno da coordenação implica um trabalho psicomotor, podendo agir sobre uma ou sobre o conjunto das funções psicomotoras, segundo a natureza do transtorno.
As funções Gnósicas
Elas referem-se aos aspectos conscientes da tomada de informação. Isto implica que tododado de informação não se traduz necessariamente por uma percepção. Em particular,no jogoda função de ajustamento,uma quantidade de informações elaboradas a um nível infraconsciente são essenciais ao bom desenvolvimento da resposta adaptativa.
1) A definição clássica da percepção é muito limitada. É a operação psicológica através da qual conhecemos a presença atual de um objeto exterior a partir das modificações que este objeto imprime a nossos órgãos sensoriais. Ela limita a percepção à organização consciente dos dados de informações em relação aos objetos exteriores.
2) Importância da função de interiorização em psicomotricidade. Trata-se de uma forma de atenção perceptiva centrada no próprio corpo, que permite à criança tomar consciência de suas características corporais.
Linguagem e Psicomotricidade
A educação psicomotora, tendo como suporte o movimento, permite trabalhar especificamente dois grupos de funções fundamentais: a função de ajustamento e as funções gnósicas.
A representação mental permite a relação entre o significante e o significado, permite a passagem do símbolo e do signo ao objeto que o designa.
...