Trabalho de preparo
Por: andersonead • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 7.902 Palavras (32 Páginas) • 338 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
SIDINARA BORGMANN
SISTEMA RESPIRATÓRIO, SISTEMA CIRCULATÓRIO, ARTICULAÇÃO DO PUNHO, ARTICULAÇÃO DO COTOVELO E ARTICULAÇÃO DO TORNOZELO
São Miguel do Oeste, Santa Catarina
2012
SIDINARA BORGMANN
SISTEMA RESPIRATÓRIO, SISTEMA CIRCULATÓRIO, ARTICULAÇÃO DO PUNHO, ARTICULAÇÃO DO COTOVELO E ARTICULAÇÃO DO TORNOZELO
Trabalho apresentado ao componente curricular de anatomia do Curso de Educação Física, Área de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito de obtenção de nota de A1.
Professora Mcs: Leonardo Weber Fabião
São Miguel do Oeste, Santa Catarina
2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre o sistema respiratório suas funções, e também a importância para o exercício, sistema circulatório, suas funções denominações e posições anatômicas. Também abordaremos sobre as articulações de punho, tornozelo e cotovelo suas ligações e principais movimentos. Assim ressaltamos que o corpo humano é uma maquina perfeita, a falta de qualquer parte o torna deficiente impedindo a realização de seus movimentos.
SISTEMA CIRCULATÓRIO
Apesar de sua importância vital o coração não trabalha sozinho, inclui quilômetros de vasos sanguíneos que percorre o corpo tem dois tipos de sistema: sistema circulatório sanguíneo e sistema circulatório linfático. Nos vasos sanguíneos circula o sangue, que leva oxigênio e nutrientes essenciais para as células e nos vasos linfáticos circula o linfa que ajuda na drenagem e na defesa imunológica.
No sistema circulatório sanguíneo circula o sangue que é bombeado pelo coração, o sangue circula fichado pelos vasos (tubos cilíndrico), passa por artérias, veias e capilares.
CORAÇÃO:
È um órgão muscular que sua contração punciona o sangue, é o músculo mais ativo e é de musculatura estriada. Pesa aproximadamente 250 a 350 gramas, alojado dentro do mediastino, cavidade medial do tórax, o coração se estende obliquada mente por 12 a 14 cm da segunda costela ao quinto espaço inter-costal.
Possui três faces:
- Fase esterno costal; é a fase anterior esta dirigida para as costelas e para o esterno.
- Fase Diafragmática; fica anteriormente e esta sobre o diafragma.
- Fase Pulmonar; esta lateralizado e fica voltada para o pulmão esquerdo.
Possui forma cômica, possui uma base que esta dirigida para cima, para a direita e mais para traz. A base é o local onde se situa os vasos sanguíneos, também possui uma ápice que é arredondada fechando a parte dos ventrículos que estão nele.
O coração esta envolvido por um saco de parede dupla chamada pericárdio. A parte superficial frouxamente ajustada do saco é o pericárdio fibroso. Essa forte camada de tecido conjuntivo denso protege o coração ancora-o às estruturas que rodeiam e impedem o enchimento excessivo do coração com sangue. A baixo do pericárdio fibroso está o pericárdio seroso, uma membrana de duas camadas fina escorregadias e serosa. Sua lâmina parietal reveste a superfície interna do pericárdio fibroso. Na margem superior do coração, a lâmina parietal se liga as grandes artérias que saem dele e se dobra inferiormente, continuando até a superfície externa do coração como a lâmina visceral, também chamada de epicárdio. Entre as camadas parietais e viscerais, está a cavidade pericárdio.
Possui assim três camadas;
- Camada Interna (Endocárdio): é formado por um tecido especial o endotélio camada essa branca e brilhante disposta sobre uma fina camada de tecido conjuntivo, localizado na superfície interna no miocárdio, ele reveste as câmaras cardíacas e cobre o esqueleto fibroso das valvas. O endotélio tem como característica principal a impermeabilidade, não deixando que o sangue extravase.
Miocárdio:
- Camada medial: é a camada mais espessa do coração, é composta por músculo cardíaco e forma a massa do coração, é a camada que contrai os fixes entrelaçados ligam efetivamente todas as partes do coração.As redes de tecido conjuntivo formam uma rede densa, o esqueleto fibroso do coração, que reforça o miocárdio internamente e ancora as fibras musculares cardíacas, essa fibra contrai anéis, semelhante a cordas, que fornecem suporte adicional onde grandes vasos deixam o coração e também em torno as valvas.
-Camada externa (epicárdio): ele envolve externamente o coração como um saco. É uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e seroso.
Ele se divide em pericárdio seroso e pericárdio fibroso: O fibroso fica mais por fora, externamente. O seroso fica mais por dentro tem o pericárdio seroso parietal que esta revestido por dentro o fibroso. E o pericárdio seroso visceral que fica agrupado no músculo cardíaco. O seroso visceral é chamado de epicárdio.
Morfologia Interna do coração:
O coração tem quatro câmaras dois átrios superiores, e dois ventrículos inferiores, a repartição interna que divide o coração longitudinalmente é chamada de septo intera Trial onde separa os átrios do septo interventricular, onde separa os ventrículos. O ventrículo direito forma a maior parte da superfície anterior do coração. O ventrículo esquerdo predomina na superfície ínfero-posterior do coração e forma o seu ápice do coração. Dois sulcos visíveis na superfície indicam os limites das suas quatro câmaras e contém os vasos sanguíneos que o suprem. Os sulcos coronários circundam a função dos átrios e ventrículos como um coroa, o sulco interventricular anterior, ocupado pela artéria interventricular anterior, indica a posição anterior do septo que separa os ventrículos direito e esquerdo. Ele continua como sulco interventricular posterior, o qual fornece um ponto de referencia similar na superfície postero-inferior do coração.
Átrios: São cavidades superiores do coração, eles recebem o sangue, tem as paredes bem finas e possuem menos músculos. Os átrios externamente são visualizados como auréculas. Assim com forma de concha eles armazenam sangue e amortecem a pressão do sangue.
- Átrio Direito: recebe o sangue que vem de todo o corpo, que é o sangue venoso. O sangue chega pelas veias cavas inferiores e superiores que são bem calibrasas, o sangue também chega ao coração pelo seio coronário que conduz o sangue venoso do próprio coração.
...