Trabalhos
Por: lircezar • 5/10/2015 • Resenha • 733 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 4º SEMESTRE[pic 2]
PROFESSORA: Ma. GLAUCE CASIMIRO
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
EM BUSCA DA QUALIDADE EM ALFABETIZAÇÃO: EM BUSCA... DE QUE?
RESUMO
ALUNAS
Edileuza de Souza Gonçalves, RA: 6023365939
Eliane Rodrigues Cezar, RA: 6059018319
Élida Alencar da Silva, RA: 6059010020
Fátima Rozendo Vieira, RA: 6022421477
Millene Sigarini, RA 6059016690
Suellen Justiniano Fernandes, RA: 6059014375
Taís Santos da Silva, RA: 6059010535
Campo Grande/MS
Novembro/2014
Em busca da qualidade em Alfabetização: em busca... de que?
A questão da qualidade da escolarização básica é um tema reincidente no Brasil, talvez a inocuidade das nossas discussões sobre esse tema encontre uma de suas principais explicações no fato dessas discussões se desenvolvam em torno da qualidade de um objetivo cuja configuração não esta definida com suficiente clareza.
É que analises e discussões sobre a qualidade da alfabetização, no contexto da escolarização básica, têm- se feito, entre nós, basicamente sob duas perspectivas: Na primeira, são discutidos os fatores responsáveis pela qualidade do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; entre outras. Na segunda perspectiva, o problema da qualidade da alfabetização é enfrentado através de propostas de intervenção que visem atuar sobre esses fatores.
Soares destaca a antecipação nas propostas que se sabe com clareza o que é que as crianças devem conhecer aprender, que habilidade adquirir para serem consideradas alfabetizadas, de modo que o problema se configura como sendo o de identificar e promover condições que conduzem de forma satisfatória esses saberes. O mesmo ocorre quando a discussão sobre a qualidade da alfabetização se faz na segunda perspectiva.
Na definição de que qualidade é propriedade, é tributo é condição de um ser a identificação das propriedades, atributos e condições que acabam por definir a palavra qualidade, tem se então uma tarefa extremamente difícil. Avaliar a qualidade da alfabetização é avaliar propriedades tributos, as condições de alfabetização para ser aprovada, aceita ou recusada.
O que ocorre é que alguns indivíduos são mais alfabetizados que outros, pode se considerar que até mesmo aquele indivíduo que esta no ponto zero, o classificado como analfabeto, aquele que não sabe ler e escrever tem algum grau de alfabetismo, bastando que conviva com alguém que saiba ler e escrever já que as habilidades de escrita incluem tanto desenhar no papel as letras do alfabeto quanto escrever longos textos dissertativos e o uso da escrita incluem tanto escrever o próprio nome quanto escrever uma tese de doutorado.
Embora o termo alfabetismo só tenha sido usado recentemente porque começamos a enfrentar uma realidade social em que não basta simplesmente saber “ler e escrever”, mas que também saibam fazer uso dela, transformando seu estado em condição. Das condições anteriores conclui-se que alfabetismo é um conceito complexo, pois engloba um amplo leque de conhecimentos, habilidades, técnicas, valores, usos sociais, funções e varia histórica e espacial.
Quando se pensa em uma busca de melhoria na alfabetização, não há como melhorar algo a favor de alguns e deixar o restante de lado, é preciso pensar a educação como de fato para todos, onde esses se sintam a vontade para questionar, aprender, e contribuir e para nós do terceiro mundo o problema de alfabetização que nos referimos não é aquilo que os do primeiro mundo se referem quando falam em qualidade de alfabetização.
...