TÉCNICA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA E HUMANIZADA
Por: wanderlainer24 • 4/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.093 Palavras (9 Páginas) • 284 Visualizações
TÉCNICA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA E HUMANIZADA
Elisângela de Souza Ataíde Freitas
Laís da Silva Vitória
Marilene Neris dos Santos
Professor-Tutor Externo Valéria Xavier
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (Ped 1057) – Licenciatura em Focos
20/06/17
RESUMO
O presente artigo traz uma reflexão sobre a formação do professor dentro de um contexto tecnologico e humanizado, refletindo suas propostas com ferramentas para uma formação mais completa e realista, constatamos que a formação de professor deve esta incorporada a tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem para facilitar a aprendizagem de ambas as partes. Apresenta também informações relativas sobre como o professor deve se adaptar a um novo mundo, moderno, tecnologo e humano. A escola, enquanto espaço pedagógico de troca e interação entre os atores do processo educativo, está inserindo ferramentas tecnológicas a serem utilizadas por professores e estudantes, bem como é responsável por orientar e incentivar o professor a utilizar esses recursos tecnológicos. Por outro lado o professor ainda continua passivo diante do processo de incorporação dessas ferramentas tecnológicas por motivos diversos, por exemplo, formação acadêmica,suporte técnico e pedagógico, falta de interesse. O artigo ainda apresenta elementos pertinentes para a discussão sobre a relação entre escola, professor e tecnologia.
Palavras chaves: Formação do professor. Tecnologia. Humanização.
1 INTRODUÇÃO
O estudo em questão é parte integrante das reflexões teóricas presentes no desenvolver deste trabalho onde iniciamos em definir a concepção de formação do professor, como também falamos sobre a filosofia e o ensino básico, dentro de uma visão humanista.
Nestas pesquisas, tomamos como pressuposto que a apropriação do conceito de formação acadêmica, se tomado indistintamente pelos professores, que contribui para o efetivo processo de humanização. A metodologia de pesquisa adotada é o estudo bibliográfico.
A humanização atingiu o que era esperado, pois a sua proposta sempre visa contribuir com o crescimento da educação, seu melhoramento em sala de aula e como o professor faz parte desse processo.
Os autores citados respaldam todo o artigo e aprimoram cada vez mais a importância de que o professor precisa sempre estar atualizado em todo o contexto educacional. A tecnologia vem crescendo nos planejamentos, pois a mesma facilita toda uma dinâmica da aula, e beneficia os envolvidos, seja docente ou discente, a construção dos saberes faz parte da vida de um profissional da educação em qualquer esfera.
- CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO:
A formação do professor começa na escolha do seu curso, e tudo se complementa quando o mesmo tem um objetivo para realizar essa formação, o curso de pedagogia frente a outras formações capacita exclusivamente para um relacionamento com pessoas, seja em qualquer esfera educacional, pois os mesmo são instruídos a transformar vidas, começando da própria.
A construção de saberes de um profissional de pedagogia passa por várias etapas desde sua formação inicial até seu conhecimento adquirido através das experiências de trabalho, tudo contribui para que a sua formação seja completa e dinâmica, visando sempre o público alvo.
Atualmente, a atuação do Ministério da Educação e a LDB( Leis de Diretrizes e Base) no 9.394/96 tem provocado a mobilização dos educadores de todos os níveis de ensino para rediscutir a formação de profissionais da educação, não bastam iniciativas de formulação de reformas curriculares, princípios norteadores de formação, novas competências profissionais, novos eixos curriculares, base comum nacional etc.
Faz-se necessária e urgente a definição explícita de uma estrutura organizacional para um sistema nacional de formação de profissionais da educação, incluindo a definição dos locais institucionais do processo formativo. Na verdade, reivindicamos o ordenamento legal e funcional de todo o conteúdo do Titulo VI da nova LDB.
Resumidamente, o disposto no Título VI da nova LDB é o seguinte:
a) Cursos de licenciatura plena para formar professores de educação básica, em universidades e Institutos Superiores de Educação:
• Programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação superior;
• Programas de educação continuada.
b) Cursos de graduação e pós-graduação em pedagogia para formar profissionais da educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional.
c) Cursos de preparação para o magistério de Ensino Superior.
Podemos constatar com os dados acima que a formação acadêmica tem respaldo e direitos e que a formação em pedagogia deve ser plena e concisa, buscando sempre ampliar seus horizontes e se capacitar cada vez mais, melhorando seu conhecimento como o conhecimento daquele que aprenderá com você. Segundo SAVIANI: (2007, p. 420):
“A prática social, põe-se, portanto, como ponto de partida e ponto de chegada da prática educativa”. A linguagem centra-se como lugar das relações sociais nas práticas discursivas. (Saviani 2007,p.420)
A formação acadêmica estará sempre presente no nosso cotidiano, pois ela alicerçara toda a caminhada de estudos e preparações, tudo fara parte desde a primeira decisão, o ponto de partida e o ponto de chegada.
- A FILOSOFIA, A TECNOLOGIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.
A filosofia é compreendida por ter um papel exclusivo na formação de todo profissional contemporâneo, no nosso cotidiano e no relacionamento com pessoas, realizamos diversas atividades, entre elas, trabalhamos, estudamos, nos divertimos, passeamos, agimos mecanicamente, sem consciência diante dos afazeres, agimos diante de um mundo programada, repetitivo, e perdemos a nossa capacidade continua de evolução.
...