Ética, Politica e Sociedade
Por: Messias Jose • 26/11/2017 • Tese • 312 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Em uma sociedade democrática, nem sempre a democracia prevalece por muito tempo a única forma da população se incluir nesse contexto foi o voto e mesmo assim com certas limitações durante o tempo, como por exemplo, nem todos podiam votar. Hoje em dia com novas leis o cidadão está mais atuante nas diversas formas de governo, mas mesmo assim muitas vezes sem voz ativa. Para Rousseu viver em comunidade traz muito benefícios, mas também muitos desafios, o povo é soberano, mas submisso, elege um soberano como representante, que rege leis que o limita, o controla. Mas esse controle é um fato necessário que assegura aos cidadãos direitos como segurança, proteção.
No Brasil essa realidade tem se mostrado um pouco diferente nos últimos anos, a população tem se tornado mais ativa, mais influente. Temos vários exemplos recentes que mostra essa mudança, como as diretas já, onde milhares de pessoas foram às ruas, também os impeachment do Presidente Collor e Dilma. Isso mostra o poder do povo unido, a soberania, e acima de tudo a conscientização da população que nossos governantes são apenas nossos representantes. O surgimento das redes sociais ajudou muito nesse fenômeno, pois ajuda nesse processo de tirar o povo da alienação, da ao sujeito mais informação, acesso ao pensar de outras pessoas, acesso á informações e fatos que muitas vezes a mídia esconde por beneficio próprio.
Por fim a constituição de 1988 trouxe muito avanços sim, muitas formas do povo ser mais participativo nas decisões de leis, mas penso eu que o Brasil é um país jovem com relação à democracia e tem muito a aprender, passamos por monarquia, ditadura, intervenção militar e culturalmente o país, o povo agora que começou a assimilar o que realmente é uma democracia, o seu poder, conscientizando que o povo é o soberano.
...