Ação em Psicologia Escolar
Por: Marise Vieira • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 526 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
ANEXOS
Anexo A
Plano de Intervenção
Tema: Sexualidade
Publico alvo: Adolescentes de 10 a 14 anos.
Nº de encontros: 1.
Duração dos encontros: 2h (das 12:00 as 14:00).
Dia dos encontros: Terça (27/05/08)
Nº de participantes: 18.
Equipe: Denise Melo, Denise Medeiros, Elizabeth Tenório, Erika Cristiane, Fabiana Nova, Ludmila Assis.
JUSTIFICATIVA:
O tema Sexualidade foi escolhido, uma vez que este além de ser uma demanda da escola, está inserido nos Parâmetros Curriculares Nacionais como um tema transversal, intitulado por orientação sexual.
OBJETIVO:
Possibilitar um conhecimento mais amplo acerca da sexualidade para alunos, visando promover a reflexão de suas ações em torno da expressão da sexualidade.
Planejamento das Técnicas
Primeira Técnica: Expressões de Intimidade
Material: piloto, quadro, papel oficio e lápis.
Duração: 30 minutos.
Objetivo: entender que sexualidade e o carinho são expressos de muitas formas durante a vida.
Descrição:
- Grupo sentado em semicírculo, ao redor do quadro branco.
- Desenhar uma linha horizontal ao longo do quadro. Dizer ao grupo que se trata da linha da vida e perguntar:
- Onde começa a vida?
- Onde acaba a vida?
- Ouvir as diferentes respostas, deixando claro que cada individuo busca responder para si próprio essas duas questões e que haverá sempre respostas individuais e diversas.
- Levantar, oralmente, com o grupo as fases por que passamos durante a nossa linha da vida, a saber – infância/ adolescência/ idade adulta /terceira idade. Marcar essas fases na linha da vida.
- Dividir o grupo, dar uma fase para cada subgrupo solicitando que listem numa folha de oficio todas as formas de carinho expressas nesses períodos.
- Cada subgrupo apresenta seus resultados, que vão sendo escritos no quadro na fase adequada. Quando todos os resultados tiverem sido apresentados, comparar as expressões de carinhos, verificando as semelhanças e as diferenças.
- Fechamento: pontuar para o grupo que, mesmo tendo formas diferentes de expressar sexualidade e carinho, o ser humano, em todas as idades, necessita destas duas expressões e dos sentimentos correspondentes a elas.
Segunda Técnica: Mitos Realidade
Material: folha de recursos para o facilitador e cartazes com as palavras “concordo”, “discordo” e “tenho dúvidas” (cada palavra deve estar escrita num único cartaz).
...