A Ética e Racismo
Por: analuciadealm • 10/5/2022 • Trabalho acadêmico • 842 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
Com base nas leituras e reflexões sobre o racismo no Brasil, nos EUA e na África, construa um texto e faça o upload do seu arquivo (20 linhas, no mínimo, times new roman 12, espaçamento de 1,5) com reflexões acerca do papel social e ético dos psicólogos na temática do racismo. Fazer o UPLOAD do arquivo no final da página.
O racismo é uma estrutura que está presente em todas as bases da sociedade em que vivemos, pois ele é um grande alicerce e mantenedor do capitalismo, sistema no qual se enquadra grande parte dos continentes e países ocidentais e orientais nos dias de hoje, dentre eles tendo como o mais forte os EUA, também Brasil e África, locais onde existe uma forte e enraizada cultura racista. O capitalismo é um sistema que em sua maioria funciona através da exploração do trabalho e dos indivíduos que por qualquer que seja a razão se encontram em situações mais frágeis ou de vulnerabilidade. Geralmente essa exploração se da do mais rico com o mais pobre, fazendo com que o que se encontra em situação econômica mais frágil trabalhe muito por pouco, para que o que possui maior renda enriqueça cada vez mais as suas custas.
Com o tráfico negreiro e sua escravização, o povo negro foi mercantilizado como uma mercadoria barata e de grande força de trabalho, fazendo assim com que os negros fossem desumanizados a passassem a ser vistos como objetos de posse. Muitas foram as nações que depois de colonizadas se constituíram e se construíram através do trabalho escravo feito por negros, que a partir dessa condição foram tendo suas gerações fadadas a condições precárias, baixa ou nenhuma renda mesmo pós abolição da escravatura, baixíssimo grau de escolaridade e assistências humanitárias, e permanência do estigma de raça onde o negro continua sendo visto como menos humano, ou menos merecedor dos mesmos direitos dos brancos, história essa que foi passada de geração em geração, pelos detentores da riqueza, ou seja os brancos, que nunca quiseram perder a mão de obra barata e os serviços domésticos prestados pelos negros por toda uma história. E pobreza material e intelectual que também foi passada de geração em geração pelos negros que nunca conseguiam sair desse sistema e oferecer uma vida mais digna a seus sucessores.
Porém aos poucos a historia começou a ser revista, ressignificada e diante de tamanho absurdo, crime, crueldade, desumanidade e falta de verdade com que a historia foi contada a respeito dos abusos criminosos cometidos pelos brancos sobre os negros para a manutenção desse sistema capitalista onde o opressor cada vez oprime mais o oprimido, depois de muita luta e movimentos, podendo citar um dos principais nomes dessa causa, o de Martin Luther King, principal líder contra segregação racial e pela igualdade social nos USA, entre 1950 e 60, dentre muitos outros, começamos a caminha r a passos lentos para reescrever essa historia de maneira justa e fazer a tão necessária reparação histórica com o povo negro. Porém essas mudanças são lentas, o racismo estrutural ainda prevalece, a justiça ainda é falha, e as medidas reparadoras ainda são insuficientes. Outro ponto extremamente relevante é a falta do debate e do verdadeiro conhecimento a respeito do tema dentro das instituições de ensino e na grande mídia, mas isso também aos poucos está mudando e começando a surtir efeito através de leis mais rígidas como a criminalização do racismo e de sistemas de cota para maior ingresso de negros nas universidades e consequente no mercado de trabalho.
...