A Atividade Discursiva - Diag. e Interv.
Por: Vanessa Guimarães • 3/6/2021 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 1.008 Visualizações
DISCURSIVA
Disciplina interativa: Diagnóstico e Intervenção em Psicologia
Aluno(a): Vanessa Guimarães de Paula Trindade
Unidade: Pitágoras Barreiro
Curso / período: Psicologia, 6º. período
Data: 24/05/2021
O laudo psicológico é um tipo importante de documento produzido pelo psicólogo, sendo utilizado em inúmeras situações profissionais, pode ser entendido como uma forma de comunicar o resultado final de um trabalho de avaliação psicológica, apresentando de forma sistemática como esta foi realizada. A estruturação adequada do laudo psicológico é de extrema importância para que a comunicação entre o psicólogo e seu interlocutor seja eficaz.
Disserte sobre os principais aspectos do laudo psicológico.
RESPOSTA:
Segundo a Resolução CFP 06/2019, laudo psicológico “é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.”
Sobre a escrita, a redação precisa ser bem estruturada, a linguagem clara, inteligível, precisa, compreensível e concisa, ou seja, deve-se restringir somente às informações que se fizerem necessárias. Deve ainda adotar uma linguagem escrita utilizando-se de princípios éticos, técnicos e científicos da profissão.
Vale ressaltar aqui, os cuidados quanto aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, quanto ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações.
A estrutura do laudo psicológico deve ser apresentada e detalhada, com os itens obrigatórios abaixo:
a) Identificação: neste item deve constar o título, o nome da pessoa (ou instituição) atendida, nome do solicitante, finalidade e nome do autor.
b) Descrição da demanda: neste item, o psicólogo deverá descrever informações referente à demanda, onde será apresentado raciocínio técnico-cientifico que justifique os procedimentos utilizados no processo de avaliação psicológica. Alguns itens devem constar nesta parte, que são: nome pessoas ouvidas no processo, informações objetivas, o número de encontros e o tempo de duração do processo realizado.
c) Procedimento: neste item, deverá constar quais recursos utilizados e as fontes fundamentais e complementares.
d) Análise: nesta parte, deve-se considerar a demanda e fazer uma exposição metódica, descritiva, objetiva e coerente dos dados colhidos.
e) Conclusão: esta deve seguir em harmonia com os demais itens e apresentar a conclusão a partir dos resultados e análises realizadas. É neste item que o psicólogo coloca orientações de encaminhamento, intervenções, diagnóstico, hipótese, orientação e/ou sugestão terapêutica.
f) Referências: a citação de referências é obrigatória em laudos psicológicos, sendo indicado, preferencialmente, a inclusão de notas de rodapé.
...