A Atividade Discursiva de Formação Integral em Saúde
Por: lolagrof • 28/4/2019 • Dissertação • 424 Palavras (2 Páginas) • 853 Visualizações
A atenção primária em saúde (ou APS) foi criada com o intuito de voltar práticas em saúde a indivíduos e o seu coletivo, abrangendo a promoção e prevenção da saúde, atenção integral fornecida no primeiro contato e continuidade da atenção considerando os aspectos psicossociais.
Em 1994 foi criado o Programa Saúde da família (ou PSF) para que pudesse auxiliar e expandir a assistência na atenção primária, que antes era focada em ações curativas somente, e passa a focar nas necessidades do usuário. Inicialmente se chamava Programa Saúde da família, mas passou a ser Estratégia de Saúde da família, por ser mais uma estratégia do que um programa.
A ESF se fundamenta nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Suas atribuições são:
-Integralidade e Hierarquização: a Atenção primária em saúde é formada de equipes de saúde da família, as equipes realizam o diagnóstico do território, identificando e reconhecendo o perfil sociodemográfico das famílias, para que assim possam elaborar juntamente com a população um plano para enfrentamento das mais diversas situações.
-Territorialização e adscrição de clientela: uma equipe pode ser responsável por 2500 a 4000 pessoas, realizando o cadastramento e adição de informações levando em conta as necessidades da família, sua situação é condição de saúde.
-Equipe multiprofissional: formada por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, e 4 a 6 agentes comunitários de saúde, podendo haver ou não profissionais de odontologia.
-Caráter substitutivo: é a substituição das práticas centradas nas doenças, por um modelo novo, focado na vigilância à saúde. (FIGUEIREDO, E. N, p.56 apud SANTANA e CARMAGNANI, 2001)
O processo de trabalho da Estratégia acontece a partir da definição territorial, o trabalho em equipe multidisciplinar, com foco em assistência continuada. O diálogo é imprescindível para que haja ações e intervenções no território. Ao comparar sistemas de saúde, as diferenças políticas e socioculturais devem sempre ser levadas em conta.
No Brasil o modelo que predomina é o beveridgiano, que é universalista e utiliza recursos advindos de impostos. O sistema de alguns países se assemelha com o Brasil, são eles: Canadá, no qual o sistema de saúde é financiado pelo setor público na maioria das vezes; alguns países europeus como França e Inglaterra; Argentina, que apresenta seguro social obrigatório, porém possui um modelo de Atenção Primária em saúde, mas com atenção curativa e hospitalar predominantes.
...