A Atuação do Psicólogo
Por: Laynepsico • 23/3/2019 • Trabalho acadêmico • 3.986 Palavras (16 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1] UNIFAMINAS - Universidade de Minas
Curso de Psicologia
PROJETO DE INTERVENÇÃO EM VARAS DE FAMÍLIA
MURIAÉ - MG
16 de novembro de 2016[pic 2]
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
EXPLORANDO A MULTIDISCIPLINALIDADE EM VARAS DE FAMÍLIA
Projeto de intervenção apresentado ao curso de psicologia pela Universidade de Minas - UNIFAMINAS pelos alunos Fábio José de Freitas Araújo, Kátia Antunes Ribeiro e Kerolayne Souza Ribeiro.
Prof. (a) orientador (a): Sônia Dal Sasso
MURIAÉ –MG[pic 3]
16 de novembro de 2016
Sumário
INTRODUÇÃO 5
I. PROBLEMA 5
II. JUSTIFICATIVA 7
III. OBJETIVOS 7
3.1. Geral 7
3.2. Específicos 8
IV. REVISÃO DE LITERATURA 8
5.1. Cenário de intervenção 11
5.2. Procedimento da intervenção 12
5.3. Resultados esperados 12
5.4. Avaliação de intervenção 13
VI. CRONOGRAMA 13
REFERÊNCIAS 14
RESUMO[pic 4]
Desde sua inserção no meio Jurídico, a Psicologia se mostra como uma ciência eficaz, no estudo de comportamentos patológicos, avaliando praticantes de crimes, com o intuito de dar uma resposta para a sociedade se ele pode ou não viver em sociedade. Atualmente a Psicologia jurídica está trabalhando de maneira mais ampla nas comarcas do país e mostra uma resposta aos atendidos, tentando preservar seus direitos e deveres, além de resguardar o Código de Ética do Profissional de Psicologia, protegendo assim a integridade moral dos que procuram ser atendidos ou são solicitados a participar de atendimentos na demanda jurídica. Através desta intervenção, espera-se que os profissionais de maneira multidisciplinar, conheçam mais das abordagens psicológicas, principalmente o conceito atual de família, visando desta forma, que a guarda da criança não obedeça apenas uma hierarquia imposta há muito pelo judiciário. Através da união de forças das diferentes disciplinas que estão dentro da Comarca, busca se que os profissionais possam se reunir para discutirem os processos, demandas e assim darem um retorno a toda sociedade dos direitos e deveres em se tratando de Varas de Família. O projeto de intervenção tem por objetivo principal, levar o conhecimento psicológico para as diferentes disciplinas que compõe o sistema judiciário, além de levar conhecimento à população das cidades atendidas pela Comarca situada em Miradouro-MG.
ABSTRACT
Since its inclusion in the legal environment, psychology shows how effective science, the study of pathological behaviors, evaluating Offenders, in order to give an answer to society if he may or may not live in society. Currently the legal Psychology is working more broadly in the country's regions and shows a response to met, trying to preserve their rights and duties, and safeguard the Code of Ethics of the Psychology Professional, thus protecting the moral integrity of those seeking to be met or are required to participate in consultations on legal demand. Through this intervention, it is expected that a multidisciplinary way professionals know more psychological approaches, especially the current family concept, aiming this way, that custody of the child not only obey an imposed long the judicial hierarchy. By joining forces of different subjects that are within the Comarca search that professionals can come together to discuss the processes, demands and thus give a return to society all the rights and duties in the case of family courts. The intervention project has the main objective, take psychological knowledge to the different disciplines that make up the judicial system, and bring knowledge to the population of cities served by District located in Miradouro-MG.
PALAVRAS-CHAVE: Psicologia, Varas de Família, Psicologia Jurídica, Jurídico, Família.
INTRODUÇÃO
Pode-se afirmar que a Psicologia foi inserida no meio jurídico por meio das demandas patológicas, onde o profissional de Psicologia emitia laudos, nos quais constatava se o indivíduo estava apto ou não a viver em sociedade. A maioria dos psicólogos que atua no meio jurídico exerce uma função principal que não a jurídica. A psicologia Jurídica é uma área nova dentro da Psicologia, e requer alguns cuidados e empenhos de quem tem interesse por esse saber psicológico. O atendimento ainda se dá de forma aleatória, sem uma preocupação de introduzir ferramentas especificas da psicologia jurídica, no contexto Varas de Família. Como foi visto no trabalho realizado no semestre passado na disciplina TIS pelos proponentes deste projeto, as pequenas comarcas usam os profissionais de instituições que colaboram com o judiciário, mas que pela alta demanda das cidades, não conseguem inserir ferramentas mais eficazes dentro do judiciário. Este trabalho tem o propósito de divulgar o conhecimento psicológico no meio Jurídico, para um atendimento mais humanizado, mantendo o caráter multidisciplinar dentro das comarcas, mas ao mesmo tempo, respeitando as normas éticas da Psicologia. É necessário estabelecer limites de onde é viável uma ação do poder judiciário e de onde é necessária uma intervenção da Psicologia, para um maior entendimento do indivíduo como membro de uma família. Como determina o Código de ética do Profissional de Psicologia e a referência técnica do CREPOP, os profissionais que atuam nessas áreas são resguardados de não quebrarem importantes regras de sua profissão, pois os processos correm em segredo de Justiça. [1]
...