A Bolsa Do Dinheiro
Monografias: A Bolsa Do Dinheiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dihla593092 • 8/10/2014 • 446 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Significante, também, é o ensaio de Weber sobre a política como vocação. • Weber postula ali a definição de Estado, que se tornou essencial no pensamento da sociedade ocidental: o estado é a entidade que possui o monopólio do uso legítimo da ação coercitiva. • A política deverá ser entendida como qualquer atividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força. • A política obtém assim a sua base no conceitode poder e deverá ser entendida como a produção do poder. •Um político não deverá ser um homem da "verdadeira ética católica" (entendida por Weber como a ética do Sermão da Montanha - ou seja: oferece a outra face).
9. Um defensor de tal ética deverá ser entendido como um santo (na opinião deWeber esta visão só será recompensadora para o santo e para mais ninguém).A esfera da política não é um mundo para santos. O político deverá esposar a ética dos fins últimos e a ética da responsabilidade, edeverá possuir a paixão pela sua atividade como a capacidade de se distanciar dos sujeitos da sua governação (os governados).
10. Weber também é conhecido pelo seu estudo da burocratização da sociedade. No seu trabalho, Weber delineia a famosadescrição da burocratização como uma mudança da organização baseada em valores e ação - autoridade tradicional - para uma organização orientada para os objetivos e ação - chamada legal-racional. O resultado, segundo Weber, é uma "noite polarde frio glacial" na qual a crescente burocratizaçãoda vida humana a coloca numa gaiola de metal de regras e de controle racional. Seus estudos sobre a burocracia da sociedade tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia, dentro do campo de estudo da administração de empresas.
11. A obra de Weber, complexa e profunda, constitui um momento da compreensão dos fenômenos históricos esociais e, ao mesmo tempo, da reflexão sobre o método das ciências histórico-sociais.Historiador, sociólogo, economista e político, Weber trata dos problemas metodológicos com a consciência das dificuldades que emergem do trabalho efetivo dohistoriador e do sociólogo, sobretudo com a competência do historiador, do sociólogo, e do economista. Crítico da "escola historicista" da economia, Weber reivindica contra ela, a autonomia lógica e teórica da ciência, que não pode se submeter a entidades metafísicas como o "espírito do povo" que Savigny, naspegadas de Hegel, concebia como criador do direito, dossistemas econômicos, da linguagem e assim por diante.
12. Para Weber, o "espírito do povo" é produto de inumeráveis variáveis culturais e não o fundamento real de todos os fenômenos culturais de um povo e o cientista socialdeve estar pronto para o reconhecimento da influência que as formas culturais, como a religião, por exemplo, podem ter sobre a própria estrutura econômica.
...