A COMPREENDENDO O CONCEITO DE PARADIGMA E PENSAMENTO SISTÊMICO
Por: Ariene Cristine Siqueira da Silva • 2/11/2019 • Trabalho acadêmico • 253 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
COMPREENDENDO O CONCEITO DE PARADIGMA E PENSAMENTO SISTÊMICO
Paradigmas são padrões estabelecidos, formas de compreender aquilo que nos rodeia, passamos por vários paradigmas em que eram predominantes uma forma de compreender e absorver o mundo, já que produzimos nele e somos produzidos por ele, nosso modo de vestir, pensar e existir.
Todos esses paradigmas cada um a seu tempo, é, portanto, um sistema compartilhado de valores e crenças que fomenta as bases de uma organização social.
Já quando falamos em pensamento sistêmico estamos nos referindo a um sistema que reconhece em essência a pluralidade e, portanto, os antagonismos presentes nos paradigmas e busca uma saída coesa e consensual a possíveis conflitos.
É, portanto, enxergar e perceber que as relações humanas são dinâmicas e que tudo está inter-relacionado, deve ser percebido de forma holística, tudo que um membro de determinado grupo faz interfere no mundo do outro, nos dando a ideia de co – responsabilidade e deixamos de utilizar o ser para usarmos o estar, os indivíduos são vistos holisticamente, e os contextos e vivências considerados e válidos na ocasião em que ocorrem.
Paradigmas sociais e pensamento sistêmico coexistem e o pensamento sistêmico se difere do paradigma pois considera a multiplicidade de contextos possíveis e a interligação existente nas relações humanas.
Entregando ao grupo a possibilidade de reflexão, e a partir desse ponto considerar quais fatores e atitudes são capazes de possibilitar relações mais saudáveis congruentes e íntegras, afetando a sociedade ali firmada de maneira honesta e, portanto, transformadora.
Agindo em vários níveis viabilizando uma visão verdadeiramente holística do todo.
...