Resenha Critica: Um Retorno Ao Básico - Compreendendo Os Paradigmas De Pesquisa E Sua Aplicação Na Pesquisa Em Administração
Por: Viviane Pedóó • 29/8/2018 • Projeto de pesquisa • 635 Palavras (3 Páginas) • 760 Visualizações
Curso de graduação de administração - 2 semestre[pic 1]
Viviane Graziele Pedó
Resenha Critica
Referência: Saccol Zanela, Amarolinda “Um Retorno Ao Básico: Compreendendo Os Paradigmas De Pesquisa E Sua Aplicação Na Pesquisa Em Administração” Santa Maria: Civilização Brasileira, 2009, Pág. 250 – 269.
Para que devimos uma estratégia de pesquisa primeiro devemos conhecer os diferentes tipos de paradigmas que temos em uma pesquisa, eles também estão relacionados com várias crenças para determinar sobre nossa realidade, e as mesmas devem nos definir qual deverá ser o método de pesquisa adotado. É fundamental que haja conhecimento do mundo, no caso conhecimentos básicos sobre aquela pesquisa, sobre o nosso cotidiano, das noticias que estão sendo mostrada na nossa atualidade, para dessa forma acharmos uma forma de avaliação e vermos se realmente aquilo está sendo feito correto como uma avaliação dos resultados de nossa pesquisa.
A ontologia deve ser uma base para um problema localizado na pesquisa, no caso uma forma que devemos adotar para tirar nossas dúvidas postas naquele determinado assunto, tanto fenômenos físicos como sociais. Ele estuda duas visões a primeira é a realista que existe um mundo lá fora, e o outro que é o idealista que apenas acredita em algo após ter sido visto por algum pesquisador ou algo do tipo.
A epistemologia é a forma que acreditamos no nosso conhecimento, existem dois tipos de epistemologia. A primeira é a epistemologia objetivista que explica para nós que os objetivos entidades existem alguém da capacidade humana, que o objetivo para tudo que existe tem haver com a espera, que nunca imaginamos na tal existência. Já a epistemologia construtivista que sempre nossos objetivos esperados podem ser alçados, que tem sempre uma resposta para nossa existência no mundo.
Um paradigma consiste no método adotado para cada pesquisa. E a partir de diferentes visões dos epistemologia e ontologia são criados vários paradigmas de pesquisa.
O paradigma positivista está relacionado com a ontologia realista, ela acredita em verdades dadas independentes do que o ser humano acha. Ele considera que a realidade é feita por coisas tocáveis. O mesmo considera que a epistemologia objetivista, por causa da forma que é existe algo lá fora. O paradigma positivista somente acredita nos fatos, e não opiniões. A pesquisa científica deve buscar explicar as coisas que estão sendo postas como dúvidas, por causa disso são criadas hipóteses que podem ser verdadeiras ou não, e devemos provar as mesmas.
A validade é uma forma de respeito em grau que é dada para sabermos que instrumento deve medir ou ser medido. Existe vários tipos de validade são elas; validade interna, validade de construto, validade aparente ou de face e a validade externa. Já a confiabilidade diz respeito a falta de erros, quando um instrumento de pesquisa é confiável, os resultados teriam de ser os mesmos ou muito semelhantes. Portanto, os métodos utilizados dentro do paradigma positivista são estruturados e visam oferecer ao pesquisador o mais de controle.
...