A Comunicação e Linguagem
Por: Daiany Rodrigues Lopes Lopes • 12/4/2021 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
Caminhos para combater a violência contra os animais no Brasil
A legislação brasileira fornece proteção para todo e qualquer animal doméstico ou selvagem. No entanto, o abuso contra eles raramente tem sido discutido, mas é um problema frequente. Maus-tratos aos animais vai além de agressões físicas ao animal doméstico, como o gato e o cachorro, ela é bem mais abrangente, ela também inclui não dar um lazer necessário para o bem-estar animal, por exemplo, manter os pets em ambientes anti-higiênicos, ou em locais pequenos que impeçam seus movimentos e descanso, deixar o pet exposto ao sol por muito tempo, não garantir alimentação e água, não providenciar assistência veterinária quando necessário, ferir e abandonar. Maus-tratos é um ato cruel, é crime e deve ser denunciado.
Porém, infelizmente como já sabemos, a prática de maus-tratos aos animais sempre existiu, principalmente como forma de entretenimento e atividades culturais, como apresentações em circos, rodeios e brigas de galo, que expõe esses animais a situações de estresse, pânico e cansaço, e até mesmo a lesões.
Dessa forma, é fundamental tomar medidas para combater esse impasse. É necessário que haja uma política mais rigorosa de fiscalização, que haja também uma conscientização por meio das mídias sociais, que os animais não conseguem denunciar por si só, e que devemos ser o porta voz dessas vítimas indefesas, afim de que qualquer que presenciar ou suspeitar de maus-tratos possam denunciar. Também é necessário que o governo invista em saúde veterinária e em campanhas de castração para evitar o crescimento desordenado dos animais de rua.
...