A DITADURA DA BELEZA E A PADRONIZAÇÃO DO CORPO PERSUADIDO PELA MÍDIA
Por: alinepsi81 • 14/5/2018 • Monografia • 11.191 Palavras (45 Páginas) • 392 Visualizações
UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO
ALINE DE OLIVEIRA SILVA
A DITADURA DA BELEZA E PADRONIZAÇÃO DO
CORPO PERSUADIDO NA MÍDIA:
ALGUNS APONTAMENTOS
BELFORD ROXO
2017
ALINE DE OLIVEIRA SILVA
UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE PSICOLOGIA
A DITADURA DA BELEZA E PADRONIZAÇÃO DO
CORPO PERSUADIDO NA MÍDIA:
ALGUNS APONTAMENTOS
Monografia apresentada à Banca Examinadora como exigência parcial para obtenção do Título de Graduação em Psicologia pela UNIABEU Centro Universitário.
Orientador: Professor Dr. Acyr Corrêa Leite Maya
BELFORD ROXO
2017
ALINE DE OLIVEIRA SILVA
CURSO DE PSICOLOGIA
A DITADURA DA BELEZA E PADRONIZAÇÃO DO
CORPO PERSUADIDO NA MÍDIA:
ALGUNS APONTAMENTOS
Monografia apresentada à Banca Examinadora como exigência parcial para obtenção do Título de Graduação em Psicologia pela UNIABEU Centro Universitário.
Aprovada em ________/ _________ / 2017.
BANCA EXAMINADORA
_______________________________________________
Orientador: Professor: Dr. Acyr Corrêa Leite Maya
Uniabeu Centro Universitário
______________________________________________
Professora Ma. Maria de Fátima Antunes Alves Costa
Uniabeu Centro Universitário
______________________________________________
Professora Ma. Suelen Carlos de Oliveira
Uniabeu Centro Universitário
______________________________________________
Grau
A minha família, dedico esse trabalho, que é fruto do esforço de todos nós. Aqui somos todos loucos, um pelo outro...
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar a Deus, pois creio que tudo só acontece com a permissão Dele, e que em tudo Ele tem um propósito.
A minha amada mãe, Maria Madalena (in memorian) e as minhas queridas irmãs Krisnete e Surya, que me proporcionaram uma base sólida e todo o apoio, sem os quais eu não teria as oportunidades que obtive em todos os aspectos da minha vida.
Ao meu companheiro Manoel, e meus filhos Marcos, Gabriel e Mirella, que compreenderam meus inúmeros momentos de ausência, e me deram todo o suporte e auxílio para que eu conquistasse mais essa vitória em minha vida.
Aos professores da UNIABEU, agradeço por todos os ensinamentos na caminhada desta graduação.
A todos os amigos que contribuíram direta ou indiretamente durante o meu curso de graduação.
Sem vocês eu nunca teria conseguido chegar até aqui.
“O Outro desempenha sempre na vida de um indivíduo o papel de um modelo, de um objeto, de um associado ou de um adversário.”
SIGMUND FREUD
RESUMO
O presente trabalho busca analisar a influência da mídia na subjetividade do indivíduo, partindo do princípio de que o sujeito só se insere na sociedade se estiver dentro dos padrões corporais pré-estabelecidos. Observamos o impacto causado na percepção do próprio corpo pelo sujeito, a partir da ditadura da boa forma pregada pelas mais diversas ferramentas de comunicação. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica descritiva, visando fazer uma análise do material existente sobre o assunto. O objetivo foi o de perceber os motivos que levam o sujeito a buscar esse corpo-padrão persuadido na mídia. Podemos considerar o discurso capitalista como o principal agente dessa busca desenfreada por esse corpo padronizado e que o psicanalista deve estar sempre atento em sua escuta clínica aos sintomas que tal discurso pode acarretar ao sujeito.
Palavras-chave: Mídia, corpo, subjetividade, capitalismo, influência.
ABSTRACT
The present work seeks to analyze the influence of the media in the subjectivity of the individual, assuming that the subject only inserts in the society if it is within the pre-established body patterns. We will observe the impact caused by the perception of the body by the subject, from the dictatorship of the good form preached by the most diverse tools of communication. The methodology used will be that of descriptive bibliographic research, aiming to make an analysis of the existing material of the subject, and the objective is to understand the reasons that lead the subject to seek this standard body persuaded in the media. We can consider capitalist discourse as the main agent of this unbridled search for this standardized body, concluding that the psychoanalyst must always be attentive in his clinical listening to the symptoms that such a discourse can bring to the subject.
Key words: Media, body, subjectivity, capitalism, influence.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .......................................................................................................................10
CAPÍTULO UM: CONCEPÇÃO CORPORAL NO DECORRER DA HISTÓRIA................................................................................................................................13
CAPÍTULO DOIS: A MÍDIA COMO AGENTE DE CONTROLE SOCIAL........................19
CAPÍTULO TRÊS: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL NO SÉCULO XXI..............................................................................................25
CONCLUSÃO .........................................................................................................................31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS........................................................................................33
INTRODUÇÃO
Tendo como referência os livros: Arquivos do mal-estar e da resistência, de Joel Birman (2006); e O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo, de Jurandir Freire Costa (2004), propomos aqui uma breve discussão acerca do impacto causado pela mídia sobre o sujeito e seu corpo, corpo esse dominado (ou não?) pelos padrões delimitados na sociedade. Até que ponto o sujeito se permite ser manipulado? O sujeito fora desses ditos “padrões” teria mesmo dificuldade em se inserir no meio social no qual convive? Buscaremos compreender como se dá a influência da mídia enquanto ferramenta de controle dos corpos e a importância desse fator na inserção do sujeito no seu grupo social, além do sofrimento causado nesse sujeito ao não conseguir alcançar esse corpo padronizado.
...