A Diversidade Da Psicologia
Pesquisas Acadêmicas: A Diversidade Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudinhavd • 25/5/2014 • 393 Palavras (2 Páginas) • 453 Visualizações
Filme: Morte em Veneza
Sinopse:
Início do século XX. Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde) é um compositor austríaco que vai para Veneza buscando repouso, após um período de estresse artístico e pessoal. Porém ele não encontra a paz desejada, pois logo desenvolve uma paixão por um jovem, Tadzio (Björn Andrésen), que está em férias com sua família. Tadzio incorpora o ideal de beleza que von Aschenbach sempre imaginou e pensa em ir embora antes de cometer um ato impensado, mas sua bagagem foi para outra cidade, obrigando-o a permanecer ali. Além disto a cólera asiática começa a chegar em Veneza.
Resumo:
Morte em Veneza é escrito em 1911, durante uma estada no hotel Lido de Veneza, mesmo local para onde Aschenback vai em busca de refúgio.
Sim, Aschenback decide sair de Munique, onde morava, para buscar novos ares e revigorar suas energias, valores e crenças. Antes de tomar essa decisão, suas dúvidas sobre o rumo da carreira e que atitude tomar nesse momento de tensão são expostas pelo narrador. Com ares de ensaio – Thomas Mann também era ensaísta, e os diálogos de seus personagens costumavam manter o mesmo grau de articulação – os dilemas estéticos e éticos brotam nas primeiras páginas do livro.
Em Veneza, o escritor hospeda-se no Lido e lá encontra Tadzio, um jovem de beleza incomum por quem Aschenback passa a alimentar uma paixão secreta. Curiosamente, Thomas Mann também tivera uma paixão não realizada por um homem chamado Paul Ehrenberg – relação inferida pela troca de correspondência entre os dois – a qual ele se referiria mais tarde como “a experiência central de seu coração”. Autobiográfico ou não, o encantamento por Tadzio corrompe toda a retidão e integridade moral de Aschenback, que passa a fazer qualquer coisa, utilizar-se de várias artimanhas, adaptar sua rotina para ter a oportunidade de admirar o jovem em seus passeios por Veneza.
Agora voltemos um pouco dentro da ficção de Mann. Quando da sua chegada na cidade italiana, Aschenback pega uma gôndola para chegar até o hotel Lido, só que o condutor simplesmente ignora suas ordens, tomando um sentido diferente do solicitado pelo cliente. Revoltado, o visitante alemão reclama da atitude, mas o gondoleiro o ignora. E em seguida vem o trecho:
“(...)Uma espécie de sentimento de dever ou orgulho, a lembrança, por assim dizer, de que devia prevenir-se, fez com que recobrasse ânimo mais uma vez. Perguntou:
...