Psicologia Da Educação
Monografias: Psicologia Da Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sandroka • 3/4/2012 • 3.034 Palavras (13 Páginas) • 3.744 Visualizações
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CADERNO DE PRÁTICAS
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Arte - Educação Artística
Disciplina: Fundamentos e Métodos de Arte- Educação
Curitiba
2011
CADERNO DE PRÁTICAS
Curso Licenciatura em Arte - Educação Artística
Disciplina Fundamentos e Métodos da Arte- Educação
Professor Responsável Aline Martinez Delalibera
Título do projeto “Diálogos Interculturais”
Alunas
Data de início do Projeto / /2011
Data de término do Projeto / /2011
ATIVIDADES E HORAS PREVISTAS
Atividades Horas atribuídas
Fase 1: leitura e apreensão dos conceitos básicos, escolha
dos espaços para a realização da pesquisa e elaboração
do roteiro para a visita. 3h e 30min
Fase 2: visita ao(s) lugar(es) escolhido(s) e conversa com
as pessoas destes locais. 4h e 30min
Fase 3: análise, discussão e elaboração de um registro
poético das observações e análises. 4h
Fase 4: criação de um projeto de intervenção e de um
plano de convívio entre diferentes tribos. 4h
Total de horas atribuídas 16hs
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................04
2. ENTREVISTA .......................................................................................06
3. FOTOS...................................................................................................09
4. CULTURA DAS TRIBOS SELECIONADAS.........................................14
5. OBSERVAÇÕES E ANÁLISES.............................................................15
6. PLANO DE TRABALHO........................................................................16
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................
8. PARECER FINAL DO PROFESSOR RESPONSÁVEL..........................
1. INTRODUÇÃO
O local escolhido para pesquisa foi a Praça 19 de Dezembro, localizada na cidade de Curitiba/ PR entre as ruas Inácio Lustosa, Riachuelo, Paula Gomes e Barão do Serro Azul – conhecida popularmente como a “Praça do Homem Nu”.
A Praça 19 de Dezembro, também conhecida como Praça do Homem Nu é um logradouro localizado no centro da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil.
A praça foi inaugurada na esteira do programa de obras públicas comemorativas do centenário da emancipação política do estado do Paraná, ocorrida em 19 de dezembro de 1853.
A praça conta com um obelisco de pedra, contendo dizeres comemorativos ao centenário da emancipação acima referida e uma grande estátua em granito de um homem nu (daí o apelido popular do logradouro ser Praça do Homem Nu), de autoria dos escultores radicados no Brasil Erbo Stenzel e Humberto Cozzo. Pretendiam os escultores retratar o homem paranaense olhando em direção ao futuro.
Praça 19 de Dezembro, vista da Rua Riachuelo
Verificações feitas com uma bússola demonstram que a éstatua do Homem Nu olha em direção ao noroeste do Paraná.
A praça é ornamentada também com um tanque de água de formas sinuosas e com um mural de pedra em duas faces. Uma delas contém um painel em granito em alto relevo de Erbo Stenzel e a outra um painel de azulejos azuis e brancos da autoria de Poty Lazzarotto, ambos retratando episódios importantes da história do Paraná.
Mais recentemente, a praça recebeu nova estátua, desta vez de uma mulher nua, de autoria de Humberto Cozzo (antes destinada a guarnecer o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná).
Em razão desta última estátua não fazer parte do conjunto arquitetônico original da praça e não guardar proporções anatômicas com a primeira estátua (do homem nu), tem surgido discussões em certos segmentos artísticos e culturais de Curitiba, no sentido de preservar a conformação original da praça e de seus monumentos, devolvendo esta segunda estátua para sua destinação original.
Nesta Praça as pessoas se reúnem para conversarem sobre o que acreditam. Sua cultura é estampada em suas roupas escuras e cabelos de corte e cores diferentes, são “tribos” como o dos Punk’s, Moicanos, Góticos, Emos, Andrógenos e Rockeiros e é sobre essas tribos que desenvolveremos nosso trabalho, saberemos através de entrevistas como é a sua cultura, no que acreditam, como surgiu o movimento. Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”
2. ENTREVISTA
A pesquisa foi realizada com indivíduos de tribos que se reúnem na praça e com pessoas que observam ou convivem com as práticas culturais.
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