A Diversidade Da Psicologia: Uma Construção Teórica
Pesquisas Acadêmicas: A Diversidade Da Psicologia: Uma Construção Teórica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mcarolinalr • 12/5/2013 • 503 Palavras (3 Páginas) • 693 Visualizações
TEMA: FICHAMENTO DO CAPÍTULO “TRABALHOS CIENTÍFICOS - MONOGRAFIA”, DO LIVRO “FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA”.
BIBLIOGRAFIA: LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia científica. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2003. p. 235 a 238. ISBN 8522433976.
1. INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR:
Marina de Andrade Marconi
Graduada em História, Pedagogia, Estudos Sociais e Educação Artística. Doutora em Ciências (Antropologia) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca – Unesp. É autora do livro Metodologia científica para o curso de direito e co-autora do Fundamentos de metodologia científica, Sociologia geral e técnicas de pesquisa, publicados pela Atlas
Eva Maria Lakatos
Era graduada em Administração de Empresas e Jornalismo. Pós-graduada em Ciências Sociais. Mestre e doutora em Ciências, Doutora em Filosofia (Metodologia Cientifica) e livre-docente em Sociologia, pela Escola de Sociologia e Politica de São Paulo, da qual foi vice-diretora. É autora do livro Fundamentos da Metodologia Científica, entre outros.
2. RESUMO
2.1. CONCEITO
- Para Lakatos, o conceito de monografia consiste na [descrição ou tratado especial de determinada parte de uma ciência qualquer, dissertação ou trabalho escrito que trata especialmente de determinado ponto da ciência, da arte, da história, etc.].
- A monografia deve ser:
• Suficientemente representativo de um todo cujas características se analisa;
• Ser capaz de reunir os elementos constitutivos de um sistema social ou de refletir as incidências e fenômenos de caráter autenticamente coletivos.
2.2. CARACTERÍSTICAS
• Trabalho escrito, sistemático e completo;
• Tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela;
• Estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários aspectos e ângulos do caso;
• Tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance (nesse caso é limitado);
• Metodologia específica;
• Contribuição importante, original e pessoal para a ciência.
A característica principal deste trabalho monográfico não é a sua extensão, mas o caráter do trabalho e a qualidade da tarefa.
2.3. ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
a) Introdução – Formulação simples e clara do tema da investigação.
b) Desenvolvimento – Fundamentação lógica do trabalho de pesquisa. No Desenvolvimento levam-se em consideração três fases: explicação, discussão e demonstração.
c) Conclusão – Resumo completo, mas sintetizado, da argumentação dos dados e exemplos presentes nas duas primeiras partes do trabalho.
2.4. TIPOS DE MONOGRAFIA
Para a autora,
...