A Diversidade nas Organizações
Por: damianaluana • 6/6/2015 • Projeto de pesquisa • 747 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
Introdução
A Diversidade nas Organizações é um tema que envolve várias áreas de estudos (filosofia, sociologia, psicologia, administração...) .O assunto abordado tem como principal intuito declarar as organizações à importância de um olhar crítico e compreensivo diante das diferenças dos indivíduos seja por fatores ligados a diferentes culturas , valorizando assim suas características e descobrindo habilidades a serem implementadas ao objetivo da empresa. Construindo uma ideologia baseada nas críticas e discussões que são essências para estabilidade e crescimento das empresas agregando estratégias que atendam as necessidade da empresa, desenvolvendo métodos para colher resultados sólidos e positivos desfazendo os antigos conceitos de uma sociedade baseada em discriminação e preconceitos, permitindo assim mostrar diferentes visões de mundo evitando a exclusão social e trabalhando com precisão nas questões psicológicas do indivíduo, , considerando que, apesar de todas as diferenças entre um ser humano e outro, eles estão ali com o mesmo propósito, que é de alguma forma poder ajudar a equipe corporativa a avançar no mercado de trabalho com o melhor desempenho possível.
Desenvolvimento
Foi originado diversidade, desde o contato dos europeus com os índios, misturas de etnias e costumes, desde então, o mundo nunca mais parou de se diversificar por meio de inovação trazidas por indivíduos com culturas diferentes. O investimento da diversidade nas organizações, sendo um aspecto essencial para a colaboração de estratégias para que a empresa apresente propostas que satisfazem as demandas do consumidor.
As empresas atuais devem ser bem flexíveis para acompanhar as mudanças diárias do mundo globalizado, para atender a necessidade da sociedade com mais facilidade sem estranhamento e dificuldade às mudanças. Por isso o investimento em profissionais competentes agrega valores para essas empresas, um bom gestor, um bom psicólogo pode dar origem aos demais componentes competentes, desde um recepcionista há um grande executivo.
A diversidade é um fator pouco explorado nas empresas por executivos e empresários, pode tratar-se que a diversidade tem varias maneiras e identificá-la em diferentes situaçãoes no dia-a-dia. Atualmente é impossível dissociar o mercado de trabalho das diferenças globais que estão dentro desse universo coporativo de alta competitividade. Os que entendem e transformam essa competitividade em uma concorrência saudável, focada no objetivo e bem estar de todos , na grande maioria são os que tem maior retorno e sucesso
Deve-se levar em consideração que, os principais componentes para formar uma empresa e levá-la ao sucesso são: ter boa condição financeira, para fornecer boa estrutura física, fazer investimentos importantes em relação a equipamentos modernos, tecnologias e pessoas. Todos esses investimentos têm o mesmo nível de importância, é preciso equipamentos modernos, mas é preciso também, pessoas que saibam administrá-los, pessoas que saibam atender às necessidades de todos.
O conhecimento é um dos aspectos principais que as empresas buscam, é preciso estar sempre atualizado nas questões de mundo atual, para ter o diferencial esperado atingindo assim um nível a cima das demais empresas as que não se preocupam com isso, um exemplo dessa relação de ideologias é das empresas que adotam o sistema sustentável e as que não adotam, pois a sustentabilidade é um tema bem discutido principalmente em escolas para os futuros administradores do mundo, elas buscam estar no padrão que se espera nas condições atuais do planeta Terra.
...