A Doença é Compreendida Como um Fenômeno Complexo com Dimensões Biológicas
Por: vanessasouza88 • 27/6/2022 • Artigo • 254 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
A doença é compreendida como um fenômeno complexo com dimensões biológicas, culturais e psicológicas. Portanto, pode-se dizer que a Psicologia da saúde “tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença”(APA,2003,apud Castro e Bornholdt,2004,p.49).
Assim, e de acordo com Simonetti, a Psicologia Hospitalar corresponde ao “campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento” (2004 p. apud Guerra, 2019). É sabido que a experiência de adoecer e estar hospitalizado representa um momento de grande dificuldade e aflições, tanto para o paciente como para todos que estão ao seu redor.
Estar inserido em um ambiente hospitalar causa desconforto e muitas vezes são encontradas pessoas que estão sendo afetadas pela fragilidade que emerge da doença e do mal estar impactados pela ruptura do seu cotidiano, pois acaba sofrendo com o processo total de despersonalização.
A importante e necessária contribuição do psicólogo hospitalar envolve questões relacionadas à doença, à morte, à perspectiva existencial e a saúde publica e outras demandas. A psicologia hospitalar é considerada uma área de atuação recente e na formação acadêmica não possui o instrumental teórico necessário para a atuação nessa realidade.
Ao analisar o processo de adoecimento do individuo e o olhar do psicólogo hospitalar deve estar centrado nos aspectos psicológicos do adoecimento, com o foco não somente na angústia do paciente, mas também na angústia da família e da equipe, servindo como mediador e potencializador desses relacionamentos e com o intuito de que estes possa atravessar essa fase com maior resiliência.
...