A Existência de Ética
Seminário: A Existência de Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thainad1 • 11/3/2014 • Seminário • 386 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
"A existência ética"
SENSO MORAL
Valores que construímos a respeito da ideia de bem e de mal, a respeito do que seja felicidade e de como compreendemos o mundo. Nossas emoções quando relacionados à conduta humana.
CONSCIÊNCIA
É a capacidade de examinar a si mesmo e fazer um julgamento sobre si mesmo, dar testemunho de si mesmo. A consciência é inerente no homem. É uma percepção ou senso íntimo do que é certo e do que é errado, que desculpa ou acusa a pessoa. Portanto, a consciência julga. Ela pode também ser treinada por pensamentos e atos, convicções e regras, implantadas na mente da pessoa por estudo e experiência. Faz uma comparação com o proceder adotado ou pretendido. Daí soa o alarme quando as regras e o proceder estão em conflito, a menos que a consciência esteja “cauterizada”, tornada insensível por contínuas violações dos seus avisos. A consciência pode ser um instrumento de segurança moral, no sentido de que gera prazer ou dor pela conduta boa ou má da própria pessoa.
MORAL
Moral é um conjunto de regras no convívio. Conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.
JUÍZO DE FATO
É uma constatação. Geralmente é um acontecimento que poderá ter suas causas e consequências explicadas e provadas, como por exemplo, fenômenos metrológicos.
JUÍZO DE VALOR
É avaliação sobre o fato, pode referir-se a uma tentativa de julgamento baseada numa avaliação estudada das informações disponíveis, tomadas como sendo incompletas e em evolução. Referentes a uma opinião individual.
JUÍZO ÉTICO DE VALOR
Sempre serão aqueles que irão avaliar os fatos e as ações, adotando critérios de certo e errado como base.
JUÍZO ÉTICO NORMATIVO
Estão associados em normas que determinam o que se considera como correto e incorreto a respeito de determinada situação.
A VIOLÊNCIA SEGUNDO A ÉTICA
As várias culturas e sociedades não definiram e nem definem a violência da mesma maneira, mas, ao contrário, dão-lhe conteúdos diferentes, segundo o tempo e o lugar. A violência é o uso da força física, do constrangimento, da coação, da ideologia, do poder para impor a vontade de uma pessoa ou grupo social sobre outros, envolvendo questões sociais, políticas, pessoais,
...