A Experimento Auditivo Micótico
Por: ViviMedronho • 18/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.754 Palavras (8 Páginas) • 79 Visualizações
EXPERIMENTO DE PERCEPÇÃO AUDITIVO DICÓTICO
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Centro da Saúde – Ciências da Vida
Departamentode Psicologia
Curso de Graduação em Psicologia
Disciplina Percepção e Memória
ANA PAULA ALLONSO DE ARAGÃO - 1220400734
VIVIANE CAMILLO MEDRONHO - 1220401397
RIO DE JANEIRO
Março/2023
Sumário[pic 1]
Resumo3
Introdução 4
Método5
Resultados – Relatório de Observação7
Discussão8
Referências11
[pic 2]
Resumo
O objetivo do presente estudo é compreender como ocorre o processo de percepção e memória auditivade mensagens sonoras,quando dois estímulos sonoros diferentes são apresentados simultaneamente, um em cada ouvido, ao indivíduo em situação de escuta dicótica e atenção seletiva.A amostra deste experimento contou com a participação de dois sujeitos, o primeiro como coordenador do experimento e o segundo como sujeito objeto do experimento, ambas alunas do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. Pode-se concluir da análise dos dados apresentados que houve diferenças significativas na apreensão de informações quando se recebe estímulos sonoros diferentes (um em cada ouvido), pois se verificou que, na comparação entre a Fase 01 e a Fase 02 do experimento, a quantidade de informações assimiladas e negligenciadasfoi discrepante.
Palavras-chave: atenção seletiva; audição dicótica; apreensão de informações.
Introdução
A audição dicótica é uma técnica usada em pesquisas de percepção e memória auditiva. Nesta técnica, duas mensagens de áudio diferentes são apresentadas simultaneamente, uma para cada ouvido. Isso cria uma situação de “competição” de informações entre os dois ouvidos e pode ajudar a entender como as pessoas percebem e memorizam informações auditivas em situações complexas.
Tal técnica é usada para investigar a capacidade de processamento auditivo do cérebro, bem como a capacidade de seleção e atenção. Estudos mostraram que, em geral, os participantes têm maior facilidade em lembrar o estímulo apresentado no ouvido direito, que está mais conectado ao hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pelo processamento de informações verbais e linguísticas (Gazzaniga&Ivry, 2018).
Muitos autores contribuíram para o avanço dos estudos de audição dicótica. A técnica continua sendo amplamente usada em pesquisas sobre percepção, atenção, memória e processamento cognitivo em geral, porém no presente trabalho iremos nos restringiraos autores: Broadbent, Treisman e Deutsch & Deutsch.
Método
A técnica da audição dicótica implica em, durante a apresentação dos estímulos auditivos, o participante será solicitado a realizar uma tarefa específica, como por exemplo identificar palavras, números ou padrões sonoros. Em seguida, o pesquisador irá avaliar a capacidade do participante de lembrar e reconhecer os estímulos apresentados.
O presente experimento será realizado em dupla, atendendo a proposta de avaliação da disciplina de Percepção e Memória, ministrada pela professora M.e. Rosemeri Covre.
Material Utilizado:
Dois aparelhos de mídia: | Smartphones |
Dois auscultadores: | Fones de ouvido intra auriculares |
Música: Sutilmente - Skank: | https://youtu.be/v3SQTOZO36E |
Podcast: Supervulgar - Episódio 16: | https://open.spotify.com/episode/4Gurw71SAs5mspzkLsUSUV?si=QanIgJ3rSJu5bHjHP9qAuQ |
Descrição do Experimento:
Sujeito A (coordenador/observador) | Viviane Camillo Medronho |
Sujeito B (submetido ao experimento) | Ana Paula Allonso de Aragão |
Sujeito A
- Seleciona uma música, que possui significado emocional para o Sujeito B, na língua nativa (Português Brasileiro);
- Seleciona um Podcast de conteúdo aleatório, cuja informação auditiva seja relevante, porém de baixo ou nenhum domínio para o sujeito B;
- Observa e analisa os resultados do experimento.
Sujeito B
- Escutar os dois conteúdos simultaneamente (Fase 01), utilizando os dispositivos auscultadores (fones de ouvido), sendo no ouvido direito o Podcast e no ouvido esquerdo a músicacom relevância emocional;
- Ao final do experimento, relatar as informações que apreendeu e/ou negligenciou;
- Num segundo momento, repetir o experimento anterior, escutando somente o Podcast nos dois ouvidos (Fase 02).
- Após essa nova etapa, relatar quais informações apreendeu e/ounegligenciou comparada a primeira fase do experimento.
O experimento teve duração de três minutos, tanto na Fase 01(exposição auditiva dicótica), bem como na Fase 02 (exposição auditiva binaural).
Resultados – Relatório de Observação
Fase 01 – Exposição Auditiva Dicótica
O sujeito B relatou que percebeu apenas a música em primeiro plano, durante quase todo o experimento. O tema abordadono podcast demorou a ser identificado e, somente a partir do segundo minuto do experimento, o sujeito B relatou ter entendido a ideia central tratada na referida mídia.
Ao ser questionado, o sujeito B relatou que percebeu que o conteúdo do podcast apresentado, tratava darelação entre pais e filhos, e a interferência que estapode causarem sua vida adulta. Entendeu que o assunto central se referia a padrões de vitimização, traumas, etc.
Fase 02 – Exposição Auditiva Binaural
Após a conclusão da segunda fase do experimento, o sujeito B relatouter constatado que a maior parte das informações transmitidas no Podcast supracitado (fone ouvido direito) foram negligenciadas na Fase 01.Informou que somente nessa nova etapa do experimento, percebeu que a apresentadora abordouo tema acerca das relações afetivas,sobre como elas podem sofrer a influência da relação com seus pais na infância. A apresentadora correlaciona de forma lúdica, a relação entre pais e filhos, e a relação opressor X oprimidode Paulo Freire(2017),como um condicionamento a vitimização nos relacionamentos afetivos.
...