A FELICIDADE AUTENTICA
Por: Rennan Castro • 20/7/2015 • Resenha • 4.491 Palavras (18 Páginas) • 406 Visualizações
FELICIDADE AUTENTICA
PARTE 1 – EMOÇÃO POSITIVA
- Sentimento positivo e caráter positivo
- Há 2 tipos de sorrisos- sorriso de Duchene (genuíno) e sorriso pan american (forçado). A mulher genuinamente sorridente tem mais probabilidade de ser bem casada e feliz.
- A atividade prazerosa (sair com os amigos, assistir um filme ou tomar um sorvete) é inferior à deixada pela ação de bondade.
- Defesas maduras = altruísmo, capacidade de adiar a gratificação, a preocupação com o futuro e o humor.
- Fatores indicativos de uma boa velhice = situação financeira confortável, saúde física e alegria de viver.
* critério para a escolha das 24 forças = valorizadas em quase todas as culturas, valorizadas pelo que são, e não como meios para atingir outros fins, e são maleáveis. Inteligência e articulação estão fora porque não são ensináveis.
* todas tradições na historia do mundo incluem seis virtudes principais:
1-sabedoria
2-coragem
3- amor e humanidade
4- justiça
5- moderação
6- espiritualidade e transcendência.
* Você pode aprender a produzir felicidade autentica em três áreas principais da sua vida: trabalho, amor e criação dos filhos.
* o bem-estar que a utilização das forças pessoais produz tem sua base na autenticidade. O bem-estar que vem em seguida é autentico, porque vem daquilo que você é melhor. No entanto, quando se faz uma coisa como por exemplo organizar pessoas apesar da eficiência que possa existir, se essa não for uma das suas principais virtudes, você vai se sentir exausto e não revigorado.
- Como a psicologia perdeu o caminho e eu achei
Pessimistas = reveses e frustrações de modopernicioso, vendo a causa como permanente, contagiosa e pessoal: ’’vai durar para sempre, vai espalhar e a culpa é minha’’.
Otimistas = reverses são superáveis próprios de determinado problema e resultantes de situações temporárias ou de ações de outras pessoas.
Pessimistas = 8 vezes mais predispostos a depressão quando as coisas não vão bem; tem rendimento na escola, nos esportes e na profissão inferior ao que seu talento indicaria; tem saúde física pior e vive menos ; tem relações interpessoais mais tumultuadas.
- Ensinar crianças de 10 anos a habilidade de pensar e agir com otimismo reduz a metade a quantidade de deprimidos, ao chegarem na adolescência.
- O exercício das forças (preocupação com o futuro, esperanças, fé, capacidade de terminar um trabalho) funciona como um amortecedor contra as adversidades que levam ao risco da doença mental.
- Por que se preocupar em ser feliz¿
EVOLUÇÃO E SENTIMENTOS POSITIVOS
Fenômenos = dá início há uma cadeia de eventos.
Epifenômenos = é apenas um medidor da ação. Ex: o medo não é o motor da fuga, é apenas o medidor, poruqe o medo reflete o fato de você está escapando.
- Parece haver um timoneiro genético que determina o curso da vida emocional. Não há muito o que fazer para aumentar a felicidade se você tem um genética de pouco espírito positivo, o que pode fazer é provocar nos outros ‘’altamente afetivos’’ sentimentos de prazer.
- Um campeão de brigde , um profissional bem sucedido no mercado financeiro precisa de muita frieza quando atuando na pressão no momento. Mas Len tinha namoradas que apreciavam a extroversão. O conselho dado a ele foi ir para a Europa onde a demonstração de afetividade e entusiasmo não são tão apreciadas, ele acabou se casando e sendo feliz. Uma pessoa pode ser feliz ainda que sem muita emoção positiva.
- Segundo Barbara Fredrikson quando estamos em um estado positivo os outros gostam de nós, a amizade, o amor e união tem mais probabilidade de se solidificarem
FELIZES, MAIS BOBINHOS¿
- As pessoas deprimidas se julgam com mais precisão suas habilidades, enquanto as felizes se consideram mais capazes do que são consideradas pelos outros.
- As pessoas felizes se lembram dos acontecimentos positivo, às vezes com a impressão de que foram maior, e se esquecem em grande parte dos negativos.
- Um estado de espírito frio, negativo, ativaria um modo de pensar antagônico: a ordem do dia é se concentrar do que houver de errado e eliminar.
- Um estado de espirito positivo, ao contrario, leva os indivíduos ao mode de pensar criativo, tolerante, construtivo, generoso e desarmado.
- Tarefas que exigem pensamento crítico: fazer uma prova, calcular imposto de renda, decidir a dispensa de um empregado, lidar com sucessivas rejeições no amor, preparar-se para um exame, tomar decisões cruciais em esportes competitivos, e escolher a universidade que vai cursar. Prefira executar essas tarefas em dias chuvosos, sentando em posição ereta, em silencio e em ambientes pintados com uma cor neutra. A irritação e o mau-humor podem até tornar as decisões mais acertadas.
- Atividades que requerem pensamento criativo, generoso e tolerante: planejar uma campanha de vendas, encontrar maneiras de incluir mais amor a vida, resolver uma troca de carreira, decidir-se ou não por uma união estável, pensar em hobbies ou esportes não- competitivos e escrever um texto criativo. Execute essas atividades em uma cadeira confortável, com música adequada, sol e ar fresco. Se possível cerque-se de gente altruísta e de boa vontade.
AUMENTANDO OS RECURSOS FÍSICOS
- A brincadeira é uma facilitadora do condicionamento muscular e cardiovascular, como prática para quando for preciso escapar do predador e como aperfeiçoamento para a luta, a caça e o namoro.
- Existem evidencias claras que a emoção positiva funciona como previsão de saúde e longevidade, que são bons indicadores de reservas físicas.
PRODUTIVIDADE
- Mais felicidade causa maior produtividade e salario mais alto.
QUANDO ACOTECEM COISAS RUINS A PESSOAS FELIZES
- As pessoas felizes não somente resistem melhor a dor e adotam mais precauções relativas a segurança e à saúde quando ameaçadas, mas também as emoções positivas desfazem as emoções negativas.
AUMENTANDO OS RECURSOS SOCIAIS
- Crianças seguramente vinculadas crescem superando os colegas da mesma idade em quase todos os aspectos testados, inclusive persistência, solução de problemas, investigação e entusiasmo.
- Muitos estudos demonstram que as pessoas felizes tem mais amigos, sejam casuais ou íntimos, ficam mais tempo casadas e participam mais de atividades de grupo do que as infelizes.
- Quando estamos felizes, pensamos em pensamos menos em nós mesmos, gostamos mais dos outros e queremos partilhar o que temos bom, ainda que com estranhos.
- Quando estamos tristes, no entanto, ficamos desconfiados, arredios e nos concentramos defensivamente em nossas próprias necessidades.
FELICIDADE E A RELAÇÃO EM QUE OS DOIS SAEM GANHANDO: A EVOLUÇÃO RECONSIDERADA
- Intensificar e aumentar o crescimento e desenvolvimento positivos são características essenciais de um encontro em que ambas as partes saem ganhando.
- Estar apaixonado, fazer um novo amigo e criar filhos são sempre exemplos de relacionamentos em que todos ganham. Quase todos os avanços tecnológicos são interação em que todos ganham. A imprensa causou ema explosão de valor econômico.
- Você pode tornar-se permanentemente feliz¿
A FÓRMULA DA FELICIDADE
H = S + C + V
H = happines (nível constante de felicidade)
S = set range (seus limites estabelecidos)
C = circumstances (circunstancias da vida
V = vonlutary (fatores que obedecem ao seu controle voluntário.
H (NÍVEL CONSTANTE DE FELICIDADE)
- O nível constante de felicidade é diferente da felicidade momentânea.
- A felicidade momentânea pode ser facilmente aumentada por uma serie de artifícios, como chocolate, uma comedia de cinema, uma massagem nas costas, um comprimento, flores ou roupa nova. No entanto, o nível de felicidade constante não amentara com o aumento de emoções fugazes.
- Mais ou menos 50 % dos traços de personalidade podem ser atribuídos a herança genética. Mas o fato de ser herdado não determina se uma característica pode ser herdada ou não. Alguns traços fortemente herdados (como orientação sexual ou massa corporal) não mudam muito, enquanto outros (como o pessimismo e a timidez) podem ser bastante mudados.
S (LIMITES ESTABELECIDOS): BARREIRAS QUE IMPEDEM UMA FELICIDADE MAIOR
...