A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Por: RMAlencar • 2/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.704 Palavras (7 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Gabriela Ayres
Rafaela Marassi
A Obra do educador francês Célestian Freinet
Rio de Janeiro
2018
INTRODUÇÃO
Visamos abordar um pouco do material estudado pelo pedagogo francês Celéstin Freinet (1896-1966), que com todos os obstáculos dos anos 50 consegue espalhar sua pedagogia inovadora pelo mundo, defendendo a livre expressão, a cooperativa da educação pelo trabalho e o método experimental.
Ele foi um grande educador popular e um inovador, o trabalho de Freinet despertou grande admiração, Piaget considerou o educador francês um pedagogo genial, para o mesmo a educação deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real.
Sua carreira docente teve início construindo os princípios educativos de sua prática, ele propunha uma mudança da escola, pois a considerava teórica e portanto desligada da vida, além das técnicas pedagógicas, o aspecto político e social ao redor da escola não deve ser ignorado pelo educador, isto porque sua pedagogia traz em seu bojo a preocupação com a formação de um ser social que atua no presente.
PRÁTICA PEDAGÓGICA
O papel do educador é de despertar e manter na criança suas forças vivas que alcançam a verdadeira aprendizagem, proporcionando aos alunos oportunidades de realizarem suas necessidades, dando-lhes condições e apoio, fazendo com as crianças atividades que na sua realização tenham prazer, com intuito do desenvolvimento e a formação de sua personalidade.
O pedagogo Freinet era, nesse sentido, um político. Sua contribuição específica foi ter querido implantar o materialismo histórico no contexto da sala de aula. A renovação do ensino, indispensável para a libertação do homem, não se dá mediante discursos e textos, mas com práticas e meios técnicos que, de algum modo, tornem real essa libertação. A imprensa é a técnica por excelência, é ela que melhor materializa o pensamento e a comunicação escrita.
As experiências das crianças devem ser valorizadas e respeitadas, pois elas precisam de espontaneidade nas suas atividades, mas não deixando de lado a importância da disciplina escolar e que o professor possa atuar com autoridade seu papel. Sua técnica ou prática pedagógica tem como base a experimentação e documentação desejava alcançar uma educação centrada na criança, dando grande importância às atividades manuais para se ter crianças ativas e dinâmicas capazes de realizar grandes feitos quando adultos que resultará em mudanças na sociedade, mas para isso é preciso que as escolas estejam presentes no meio social das crianças.
Freinet defendia a imprensa escolar onde as crianças teriam voz ativa e se sentiriam fazendo parte atuante na sociedade defendia também aulas-passeio não para distração, mas para usar as experiências para se chegar ao conhecimento, o modo como uma criança se comporta em sala de aula depende de seu estado orgânico e fisiológico. Sua pedagogia visa Influenciar as crianças em sua aprendizagem uma visão ampla sobre a sociedade, a seres cidadãos consciente no meio social, seu método surgiu para suprir as necessidades da criança construindo participantes críticos e responsáveis, um laço formado pelo estudante e educador, este Freinet chamou de movimento pedagógico cooperativa sendo uma proposta que valoriza a atividade em grupo e avaliação individual, respeitando seu ritmo de trabalho.
Com suas práticas procurou desenvolver textos que despertassem mais o interesse dos alunos, acreditando que o educar é construir juntos, mostrando que e assim como os adultos as crianças também não gostam de imposições, pois ninguém gosta de trabalhar sem objetivos, sendo fundamental a motivação para que esta seja desenvolvida de uma melhor maneira, zelado pela disciplina em sala de aula, porém sem o autoritarismo, pois castigar é sempre um erro, sua pedagogia é uma prática libertadora.
Tinha como objetivo aproximar a escola da vida, Freinet passeava com seus alunos fazendo observações e descobertas relacionadas à vida social, a natureza, economia e cultura, estes debates eram feitos e registrados no Livro da vida, tendo a participação também de seus alunos, e gradativamente ele criou a impressa escolar, possibilitando a criação de textos e despertando cada vez mais o interesse dos educando, os alunos desenvolviam jornais, cuja leitura era distribuída para a família e amigos, estes passaram a ter ligações com pessoas distantes, através da correspondência interescolar, através de desenhos, cartas e fotos, e as crianças que não tinham conhecimento sobre os costumes da comunidade, passaram a conhecer.
Desenvolve a educação pelo trabalho, valorizando a livre expressão, sendo ela oral, escrita, musical, pintura e teatro, ele desprovia de diferentes recursos tecnológicos de sua época, seus alunos também praticavam trabalhos agrícolas, de marcenaria e jardinagem.
O PROFESSOR E SUAS TÉCNICAS
O professor depositando maior confiança nas crianças consegue superar a capacidade de raciocínio e criatividade, este deve amar, respeitar e entender suas necessidades, deixando de ser vistos como autoridade e passando a serem verdadeiros amigos das crianças. Não foi por acaso que Freinet criou uma pedagogia do trabalho. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.
O educador deve lutar para que o sistema educacional ofereça condições favoráveis para o seu desenvolvimento e conhecimento, deve-se oferecer o que realmente a criança necessita, com alimentação, espaço para brincar, pessoas preparadas para orientá-las e educá-las, e desta maneira a criança desabrochara naturalmente. O professor que utiliza boas técnicas consegue atingir bons resultados, ter clareza que a criança é da mesma natureza que o adulto, e seu tratamento não devem ser de maneira rígida, em sua concepção torna-se fundamental que o professor faça da escola um espaço aberto para todas as riquezas do mundo.
...