A HISTORIA DA PSICOLOGIA MODERNA CAP 2 EX 9 E 10/ 7 E 8
Por: Caetano Batista • 23/4/2020 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
9) Defina o positivismo, o materialismo e o empirismo. Quais as contribuições de cada um para a nova psicologia?
Positivismo: Descarta crenças, religiões, superstições, levando em conta a natureza e seus fenômenos, e demais fatos objetivamente observáveis como contribuintes para o desenvolvimento do ser humano.
Materialismo: Fisicalismo que define o funcionamento do universo e de todas as coisas por conta da matéria.
Empirismo: A defesa de que o conhecimento acerca do mundo se dá apenas pela experiência sensorial.
Os três embasaram filosoficamente para a nova ciência da psicologia. Portanto, o empirismo se destacou como papel principal, pois ele era relacionado ao desenvolvimento da mente.
10). Descreva a definição de Locke sobre o empirismo. Discuta seus conceitos de sensação e reflexão e o de ideias simples e complexas.
R: Que o homem nasce sem nenhum conhecimento, e o vai adquirindo através de sua vivência e experiências no geral.
Sensação era oque o sentido inseria na mente de acordo com os objetos exteriores, nos fazendo perceber a característica e qualidade das coisas. Através da reflexão, ele entendia a circunstância da mente só receber ideias quando reflete sobre suas próprias ações internas. Se reduz à experiência interna do resultado da externa.
Ideias simples: São as que chegam misturadas, porém podem ser separadas de acordo com os diferentes sentidos.
Ideias complexas: Quando há um excesso dessas ideias simples na nossa mente, e podemos formar, combinando-as.
7). Qual a explicação de Descartes para o funcionamento e a interação do corpo humano e da mente humana? Qual o papel de conarium?
Para ele ambos eram distintos, porém havia uma interação mutual entre eles. Um exemplo é que se a mente decide realizar alguma ação, o corpo acompanha, e vice e versa. Sendo assim, Descartes logo considerou, o conarium(glândula localizada atrás da terceira cavidade do cérebro) como o centro de tal interação. " a quantidade de movimentos físicos, o fluxo do espírito animal produz uma qualidade mental, ou seja, uma sensação.
8). Como Descartes diferenciava as ideias inatas das ideias derivadas?
R: As ideias derivadas defendem que a influencia ambiental é a determinante para aquisição de conhecimento, já as ideias inatas, dizem que tal determinante é gerada através de fatores genéticos.
...