A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA
Artigos Científicos: A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: byannca • 20/6/2014 • 2.014 Palavras (9 Páginas) • 9.536 Visualizações
QUAL A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA?
A psicologia estuda a forma como nós nos desenvolvemos ao longo da vida e centraliza nas mudanças qualitativas presentes. Por isso é importante estudar a forma como o comportamento e os processos mentais mudam ao longo da vida.
No cotidiano das ações pedagógicas a psicologia nos permite: a vivencia da arte de aprender; reconhecer a função e o significado da educação; fundamentar, aprofundar e operacionalizar a compreensão como vivencia de fazer aprender a conviver, a ver, ouvir, falar, respeitar, pensar, criticar, agir, dialogar, sentir, conhecer, escrever, a amar e ser.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos.
A aprendizagem é um processo fundamental para avida a humana a tal ponto que a humanidade, em suas sociedade, organizou meios para tornar a aprendizagem mais eficiente, os chamados meios ou contextos educativos.
A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.
O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional, pode atuar no campo da medicina, na área da indústria e na área da educação. Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção:
1º- aspecto: o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano;
2º- aspecto: o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.
As relações entre a psicologia e a educação, apesar de parecerem óbvias, são complexas e envolvem vários aspectos, tanto concordantes como de oposição. Tendo
como alvo comum a criança, a psicologia e a educação têm discutido desde há muito tempo os processos de desenvolvimento e os de aprendizagem.
Assim, a influência da psicologia sobre a educação é reconhecida. No entanto, a posição da psicologia na relação com a pedagogia tem sido muitas vezes de autoridade, ultrapassa limites da competência.
Por outro lado, percebe-se a grande procura de respostas, por parte da educação, em diversas áreas, para dar conta da complexidade do fenômeno educativo.
Desenvolvimento e educação são complementares e a atividade exercida por todos educadores é de extrema importância. A escola tem de se dirigir ao aluno de maneira que
possa atingir toda sua personalidade, respeitando e estimulando sua espontaneidade total de ação e de assimilação.
Para tal, é necessário ter uma formação também psicológica, a fim de melhor compreender a natureza e o desenvolvimento dos alunos de suas escolas e poder agir verdadeiramente como educador.
Teorias da Aprendizagem
TEORIAS ASPECTOS CONCEITUAIS CONTIBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL
Teoria verbal significativa • Estrutura cognitiva
• Aprendizagem com significados, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos)
• Significado, interação e conhecimento
• Muda o foco de ensino modelo- estimulo para aprendizagem significativa Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.
O processo é dinâmico e vai sendo construído.
Teoria genética da aprendizagem (Jean Piaget)
• Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados.
• Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.
• O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar. Estágios do desenvolvimento: sensório- motor (do nascimento aos 02 anos) pré -operatório (02 a 06 anos) operatório- concreto (07 a 11 anos) e operatório- formal (12 a 16 anos).
Vygotsky
Teoria sócio cultural • Desenvolvida por Vygotsky
• As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura.
• O processo se dar de fora para dentro, relação professor- aluno.
• ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade.
A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se
Atualiza conforme o tempo passa e recebemos influencias externas, sempre visando a autonomia do aluno.
A criança tem potencialidade para aprender e o que faz com ajuda dos outros e autonomia, que pode fazer sozinha.
FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
É fundamental observarmos que o desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores. Até o comportamento mais simples costuma resultar de muitas influências distintas.
Esses fatores são:
• Hereditariedade – A carga genética herdada dos pais biológicos da criança estabelece o seu potencial de desenvolvimento. Entretanto, essas potencialidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os estímulos
...