A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA AO DIREITO
Tese: A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA AO DIREITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RobertoCosta92 • 11/4/2014 • Tese • 414 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
ROSELI COSTA
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA O DIREITO.
Rio Branco – AC
2014
ROSELI COSTA
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA O DIREITO.
Trabalho sobre a Importância da Psicologia para o Direito, apresentado à Professora Viviane Paza, como exigência para obtenção da nota parcial no Curso de Direito da UNINORTE.
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano e suas interações com o ambiente físico e social. O Direito, por sua vez, é o conjunto de normas jurídicas vigentes em um país. Em sentido mais amplo, é aquilo que é justo, reto e conforme a lei.
Partindo dessa premissa, a entrada da psicologia no mundo jurídico se deu buscando encontrar o seu próprio caminho, já que a psicologia tem um compromisso com o sujeito.
O fato é que o sujeito de direito do âmbito jurídico é o mesmo sujeito de do campo psicológico e eles não estão dissociados e são parte integrante de um mesmo todo, que é o ser humano. Por este motivo, tal sujeito deve ser visto em sua integridade, portando sua objetividade, relevante para o Direito e, sua subjetividade, objeto da Psicologia.
É importante frisar que o mundo jurídico está em constante evolução e que muitas dessas mudanças se deram em virtude do crescimento intelectual e desenvolvimento cultural do homem, com o surgimento da psicologia o homem passou a identificar suas necessidades e compreender de forma mais ampla seu convívio social, estabelecendo assim modelos de comportamento bem como regras que perduram ainda nos dias de hoje.
A Direito apesar de positivado é estabelecido e aplicado através da hermenêutica, e todo o seu entendimento e validação necessita de um processo tanto material como intelectual, nesse sentido a psicologia no âmbito jurídico trouxe a sensibilidade necessária e fundamental para o entendimento e validação de todo Direito material.
Portanto o conhecimento e entendimento do homem e seu interior aproximou o Direito de toda a sociedade, a subjetividade utilizada na psicologia passou a ser aplicada e identificada como um fundamento dentro de todo o ordenamento jurídico, auxiliando na identificação comportamental do homem e suas ações. A mente humana é um campo de desconhecimento e incertezas, mais é ela quem direciona nosso comportamento e atitudes entrelaçando o homem, a lei e o bem social, isto posto a psicóloga é de fundamental importância para a elucidação da verdade e a correta aplicação da norma jurídica.
...