A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NA GRAVIDEZ APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA
Por: martinez28474728 • 9/8/2017 • Monografia • 7.268 Palavras (30 Páginas) • 380 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA – UNIARA
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
PSICOLOGIA, NUTRIÇÃO E TRANSTORNOS ALIMENTARES.
A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NA GRAVIDEZ APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA
Aluna: Rosane Gomes Martinez
ARARAQUARA, JUNHO DE 2016.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA – UNIARA
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
PSICOLOGIA, NUTRIÇÃO E TRANSTORNOS ALIMENTARES.
A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NA GRAVIDEZ APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA
Aluna: Rosane Gomes Martinez
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Especialização em Psicologia, Nutrição e Transtornos Alimentares.
Orientador(a): Ana Flávia de Oliveira Santos.
ARARAQUARA, JUNHO DE 2016.
DECLARAÇÃO
Eu, Rosane Gomes Martinez , declaro ser o(a) autor(a) do texto apresentado Trabalho de Conclusão de Curso, no programa de pós-graduação lato sensu em Psicologia, Nutrição e Transtornos Alimentares com o título “A Importância do Acompanhamento Psicológico na Gravidez após a Cirurgia Bariátrica”.
Afirmo, também, ter seguido as normas do ABNT referentes às citações textuais que utilizei e das quais eu não sou o(a) autor(a), dessa forma, creditando a autoria a seus verdadeiros autores.
Através dessa declaração dou ciência de minha responsabilidade sobre o texto apresentado e assumo qualquer responsabilidade por eventuais problemas legais, no tocante aos direitos autorais e originalidade do texto.
Araraquara, 13 de Junho de 2016.
______[pic 1]
Assinatura da autora
ROSANE GOMES MARTINEZ
A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO NA GRAVIDEZ
APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a finalização do Curso de Especialização em Psicologia, Nutrição e Transtornos Alimentares pelo Centro Universitário de Araraquara – Uniara.
Orientador(a): Ana Flávia de Oliveira Santos.
Data da defesa/entrega: ___/___/____
Membros componentes da Banca Examinadora:
Presidente e Orientador: Nome e título
Membro Titular: Nome e título
Membro Titular: Nome e título
Universidade.
Média______ Data: ___/___/____
Centro Universitário de Araraquara
Araraquara- SP
AGRADECIMENTOS
Agradeço á Deus, primeiramente, por ter me iluminado para a realização de mais uma conquista.
Ao meu esposo, filhos, noras e netos que sempre me incentivaram e apoiaram durante toda a elaboração desse estudo.
Aos Professores, á Coordenadora Ana Cristina Alves Lima e em especial á Orientadora Ana Flávia de Oliveira Santos pela dedicação em nos transmitir o seu apoio e o conhecimento na conclusão desse estudo.
Dedico este trabalho, para os pesquisadores,
como estudos para novos conhecimentos, com estima.
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas,
mas... ao tocar uma alma humana,
seja apenas... outra alma humana”
(C.G. Jung)
RESUMO
A cada dia aumenta a incidência de pacientes portadores de obesidade mórbida que se submetem á cirurgia bariátrica com o desejo de engravidar. Diante dessa realidade, é preciso um acompanhamento específico de uma equipe multidisciplinar que inclui o psicólogo como facilitador nesse processo. O objetivo desse estudo é conhecer as principais consequências psicológicas, as particularidades e complicações inseridas neste contexto com o intuito de analisar a importância do acompanhamento psicológico na gravidez após a cirurgia bariátrica. A metodologia usada baseou-se num levantamento bibliográfico, com revisão a partir do que já se tem publicado em base de dados Scielo e Domínio Público, sobre a contribuição do apoio psicológico na atenção da paciente. O resultado considerado mais relevante neste estudo foi que há uma melhora significativa na fertilidade das mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. O controle nutricional sistemático nos cuidados contribui para o sucesso durante todas as etapas da gestação diminuindo os riscos para a mãe e o bebê. O acompanhamento psicológico durante essas etapas é de fundamental importância por amenizar as tensões causadas pelas expectativas e ansiedades pelo desejo da paciente de tornar-se mãe, portanto, capacitando o profissional de psicologia a desenvolver um conhecimento mais aprofundado com um olhar atento e específico aos sentimentos e emoções relacionados á história clínica desse paciente. Pode-se concluir que há uma necessidade de mais estudos voltados para os aspectos psicológicos relacionados á esse tema. A psicologia na sua atuação juntamente com uma equipe multidisciplinar tem um trabalho desafiador e dinâmico e sua continuidade envolve reavaliações constantes e atenção específica na atenção á paciente grávida após a cirurgia bariátrica.
...